A final do Talentos Fenae/Apcef 2017, realizada de 5 a 8 de dezembro na cidade de Curitiba/PR, reuniu artistas da Caixa de todo o país em uma grande festa.
A APCEF/MG levou dois troféus: o segundo lugar na categoria Desenho Infantil com a obra “Harpa da Noite”, de Tatiana Rocha Val, filha da associada Tania Inês Rocha Val, e o terceiro lugar na categoria Desenho/Pintura com a obra “Na Roça”, do associado Itagiba Alves Neto.
A Associação parabeniza todos os associados e associadas que mostraram o seu talento nesta edição do concurso, e espera que todos participarem novamente na edição de 2018!
Ceará e Rio de Janeiro campeões
Os representantes das Apcefs Ceará e Rio de Janeiro foram os grandes vencedores na categoria Música do Talentos Fenae 2017. Paulo Roberto Pereira de Araújo, com “Carta de Heloísa” sendo interpretada por Raquel Gomes, e Carlos Távora, interpretando “Beatriz”, levaram os troféus nas modalidades composição e interpretação, respectivamente. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e redes sociais da Fenae. Depois da premiação, a comemoração foi animada pela banda Skank.
O anúncio dos vencedores foi feito pelo diretor Sociocultural da Fenae, Moacir Carneiro. Além do Ceará, mais duas Apcefs do Nordeste ficaram com o segundo e terceiro lugar na modalidade composição: Paulo Cesar Trabulsi, da Apcef/MA, com o chorinho “Expressivo”; e Rafael Barbosa Neves (Apcef/PE), com “Parque de Diversões”. Na modalidade interpretação ficou em segundo lugar Priscila Nogueira Batista Honorato (ApcefMS) com a canção “Because you loved me”; e em terceiro, Aryelle Boechat (Apcef/AM), cantando “The Scientist”.
A finalíssima do Talentos Fenae/Apcef 2017 foi comandada pela atriz Mariana Xavier e pelo apresentar Clovis Guerra, que agitaram o público presente na Live Curitiba e as pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo pelo site e redes sociais da Fenae.
Antes dos finalistas subirem ao palco, diretores da Fenae, o presidente do CDN e da Apcef anfitriã fizeram seus agradecimentos. “São vocês, associados das Apcefs, que movem esse grande evento. Esse é um momento muito importante para nós da Fenae e das Apcefs. Isto nos engrandece muito”, destacou o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de todos os empregados da Caixa se mobilizarem em defesa da manutenção do banco 100% público.
O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, agradeceu o acolhimento da Apcef/PR e o apoio das Apcefs para realização de mais um grande evento, e parabenizou os artistas que integraram a segunda edição do Talentos Fenae/Apcef. “Parabéns aos talentosos empregados da Caixa, que atendem a população em toda parte do país com presteza, ajudando a fazer esse país muito melhor”, disse.
O diretor Sociocultural da Federação, Moacir Carneiro, enfatizou que a Fenae não mediu esforços para fazer um evento de qualidade para os artistas da Caixa. “Gostaria de agradecer mais uma vez a Apcef do Paraná, os presidentes de todas as Apcefs, funcionários da Fenae e das associações, e em especial ao nosso presidente, Jair, que sempre apoiou todos os eventos culturais e esportivos da nossa federação”, frisou.
“Estamos muito felizes por sediar esse evento de cultura, era um sonho que estamos realizando”, disse o presidente da Apcef/PR, Vilmar Smidarle, ao agradecer o apoio da Fenae e das Apcefs. Para o presidente do CDN e da Apcef/PE, Paulo Moreti, “o Talentos Fenae/Apcef é o reconhecimento das valorosas pessoas que compõem essa empresa maravilhosa. Parabenizo a diretoria da Fenae por fazer mais um grande evento”.
Música
Depois de três dias de classificatórias, começaram as apresentações dos finalistas da categoria Música. No palco da Live Curitiba, os 12 artistas mostraram que não estavam para brincadeira e deram um show para conquistar os jurados e o público, que acompanhou cada performance com muito entusiasmo.
As músicas foram avaliadas pelo júri técnico formado Tetê Espíndola, Luiz Carlos Sá (da dupla Sá e Guarabira), Raul Misturada, Estrela Ruiz Leminski, Priscila Pruetter, Filó Machado, Marcelo Delacroix, Álvaro Ramos, João Leopoldo e Renato Galvão.
Luiz Carlos Sá falou no encerramento do evento em nomes dos colegas de júri. “Foi com grande prazer que avaliamos esses artistas que estão dando o melhor de si para mostrar seu trabalho. Parabéns à banda base que acompanhou os artistas, e quero agradecer a toda a diretoria da Fenae e das Apcefs”, afirmou. Autor do jingle “Vem pra Caixa você também”, ele conclamou: “Defenda a Caixa você também”, lembrando a campanha que a Fenae, Apcefs e outras entidades representativas dos trabalhadores estão fazendo em defesa da Caixa 100% pública.
A atriz Mariana Xavier destacou a importância da Fenae incentivar a cultura, lembrando do projeto Eu Faço Cultura e a realização do Talentos. “Tire seu talento do armário, se inscreva, e vamos fazer um Talentos Fenae/Apcef 2018 ainda maior”, disse.
Em seguida, ocorreu a premiação dos três primeiros colocados na modalidade Desenho Infantil. São eles: primeiro lugar, Thomas Quege (Apcef/PR) com a obra “Bumba meu boizinho”; segundo lugar, Tatiana Rocha Val (Apcef/MG), “A Harpa da Noite”; e em terceiro lugar Juliano Sato (Apcef/SP), com o desenho “Abraço doce”.
Logo após, foram anunciados os vencedores da categoria Artes Visuais. Em primeiro lugar na modalidade Desenho/Pintura ficou Fabiano Ribeiro, com a obra “Não te quero assim”, da Apcef/SC; segundo lugar, Jane Minari, da Apcef/SP, com a obra “Bilu Teteia”; e na terceira colocação, Itagiba Alves Neto, representante da Apcef/MG, com a obra “Na Roça”.
Premiação
As apresentações de composições e interpretações foram intercaladas com a premiação dos vencedores nas modalidades Conto/Crônica. Foram eles: em primeiro, “Amor Virtual”, de Adolino Silveira Junior (Apcef/AC); segundo lugar, “Um Garoto que Conheci”, de Wiltemberg dos Santos Lima (Apcef/RO); e em terceiro lugar, “O Velho, o moço e o velho”, de Fausto de Araújo Neto (Apcef/RN).
Em seguida, foi a vez dos poetas receberem sua premiação: em primeiro lugar, “Desejo Intenso”, de Adolino Silveira Junior (Apcef/AC); segundo lugar, “Mau Achismo”, de Jorge Castilho (Apcef/GO), e em terceiro lugar, “Canção em dor menor”, de Paulo Roberto Pereira de Araújo (Apcef/CE).
Na modalidade Foto, os três primeiros colocados foram: Maria Dimas Lages (Apcef/PI), com a obra “A graça das garças”; Eurico Scaramussa (Apcef/ES), com a fotografia “O Coração da Pedra”, e Aline Siqueira (Apcef/AM), com “Os guarda-sóis”.
Por último, ocorreu a premiação da modalidade Filme. Em primeiro lugar ficou “Os Presépios do Sr. Agostinho”, de Eurico Scaramussa (Apcef/ES); em segundo, “Liberdade nas Mãos”, cuja autoria é de Jorge Castilho (Apcef/GO); e na terceira colocação ficou “Vivo per lei- Murilo Timo-Duet”, de Murilo Timo Neto (Apcef/DF).
Fonte: www.fenae.org.br