Perguntas Frequentes – Biblioteca

Tire suas dúvidas sobre a biblioteca nesta página. Caso ainda tenha alguma dificuldade, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando no ícone do aplicativo suspenso na tela ou envie um e-mail para: atendimento@apcefmg.org.br.

É um serviço que disponibiliza um acervo de mais de 10 mil livros para empréstimo aos associados da APCEF/MG.

O serviço é exclusivo para associados empregados Caixa efetivos e aposentados.

Não. É um serviço exclusivo para associados empregados Caixa efetivos e aposentados.

De duas maneiras:

-> Presencialmente, em um espaço localizado na Rua Tupinambás, nº 460, centro de Belo Horizonte;

-> Online, reservando livros por meio deum sistema virtual.

Clique aqui para acessar o sistema. Na tela inicial você tem acesso a um manual que explica todos os detalhes.

O cadastro deve ser solicitado para a bibliotecária pelo e-mail (biblioteca@apcefmg.org.br) ou por telefone (31 3271-0778).

Não, são credenciais diferentes para acessar esse sistema. Entre em contato com nossa Biblioteca para ajustar o seu acesso: (31) 3271-0778 / biblioteca@apcefmg.org.br;

Para associados de Belo Horizonte e Região Metropolitana o prazo de empréstimo é de 15 (quinze) dias corridos, podendo ser renovado por mais cinco vezes pelo mesmo período. Já associados do interior de Minas Gerais e de outros estados o prazo de empréstimo é de 20 (vinte) dias corridos, também podendo ser renovado por mais cinco vezes pelo mesmo período. É importante ressaltar que o prazo de empréstimo inclui o trânsito do malote.

Cada associado pode ficar com até 5 (cinco) livros no máximo.

A biblioteca utiliza o sistema de distribuição de malotes da Caixa Econômica Federal. Por isso, os livros podem ser enviados por malote para as unidades de lotação do associado. Assim que a biblioteca recebe a solicitação de empréstimo os livros são preparados e encaminhados no próximo malote disponível, de acordo com a unidade para recebimento informada. Para solicitar o livro e buscar pessoalmente, o associado deve colocar a unidade de informação para recebimento como “Biblioteca APCEF/MG”.

Os dependentes dos associados podem reservar e retirar livros na biblioteca física portando um documento de identificação com foto e estando devidamente cadastrado como dependente no sistema da APCEF/MG.

Associados aposentados também podem solicitar que os livros sejam encaminhados por malote, contudo é necessário primeiramente conversar com algum empregado efetivo da agência desejada para que ele se responsabilize a receber o livro. Ao encaminhar o livro para um funcionário não lotado na agência, o malote será encaminhado de volta para a biblioteca.

O associado aposentado que deseja receber o livro por malote nestas condições deve entrar em contato por telefone ou e-mail com a biblioteca (31-3271-0778 / biblioteca@apcefmg.org.br), informando a agência para qual o livro deverá ser encaminhado e o nome do empregado Caixa que irá recebê-lo.

Os livros podem ser renovados por até cinco vezes pelo prazo de empréstimo (15 ou 20 dias). As renovações podem ser feitas diretamente pelo sistema virtual de reservas. Não é possível renovar os empréstimos caso eles estejam atrasados ou com associados em lista de espera. Caso o associado tenha se esquecido de renovar o livro e não haja lista de espera, ele pode entrar em contato com a biblioteca por e-mail (biblioteca@apcefmg.org.br) ou por telefone (31 3271-0778) para que seja verificado se é possível realizar a renovação do empréstimo.

Sim, é possível entrar na lista de espera através do sistema virtual de reservas, ou se o associado preferir pode entrar em contato por e-mail ou telefone (31-3271-0778 / biblioteca@apcefmg.org.br). Assim que o livro estiver disponível o sistema irá informá-lo, sendo preciso responder o e-mail autorizando o envio do livro por malote ou informando que irá retirá-lo presencialmente.

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]