Aconteceu no último dia 11 de julho, no Alto das Antenas, região do Barreiro, em Belo Horizonte, um evento festivo para comemorar aniversariantes do projeto “Mulheres fortalecendo o território na perspectiva de gênero enfrentamento a violência e empoderamento”. Esta é mais uma ação social promovida pela Fenae, em parceria com as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania, todas entidades idealizadas e administradas por empregados da Caixa.
O projeto visa contribuir para a formação de uma consciência acerca da cidadania, através de encontros formativos, oficinas e reuniões, possibilitando assim a compreensão ampliada dos direitos e empoderamento das mulheres moradoras do Alto das Antenas na Vila CEMIG em Belo Horizonte, contemplando reuniões com a articulação intersetorial em rede, prevenção e enfrentamento das violências, além de outros serviços e parceiros locais.
O evento integra o projeto ‘Fenae com Elas’, que promove a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a capacitação profissional. Em Minas Gerais, mais de 50 mulheres participam da iniciativa. Nesta oportunidade, o aprendizado foi sobre técnicas de cultivo e manejo de hortas livres de agrotóxicos. Um exemplo prático dos resultados pôde ser apreciado no almoço especial, preparado com ingredientes frescos colhidos diretamente da horta comunitária.”
O presidente da APCEF/MG, Nery Gomes, comentou sobre a importância desta iniciativa. “A ONG Moradia e Cidadania foi criada pelos empregados da Caixa há muitos anos e agora, apoiada pela Fenae e a APCEF/MG, com certeza faremos algo muito maior em defesa das mulheres aqui em Minas Gerais.”. Também esteve presente no evento, o presidente do Conselho Deliberativo da APCEF/MG e representante estadual da ONG Moradia e Cidadania, Walter Guimarães Lopes Junior.
Ao longo das reuniões do projeto “Mulheres fortalecendo o território na perspectiva de gênero, enfrentamento à violência e empoderamento”, as participantes têm sido impactadas e encorajadas a dialogar sobre seus sonhos, medos e marcas de uma vida carregada de batalhas. A reafirmação do seu valor é trabalhada com dinâmicas de inserção e valorização da figura feminina.
Flávia Carvalho, gerente estadual da ONG Moradia e Cidadania e responsável pela gestão do projeto financiado pela Fenae, destacou o compromisso da Federação e a parceria com a APCEF/MG. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados! O projeto tem sido um sucesso, e isso só foi possível graças ao apoio financeiro da Fenae e à estrutura e suporte oferecidos pela APCEF/MG, com quem já mantemos um relacionamento de trabalho próximo e colaborações em outras iniciativas.”
Sobre a ONG Moradia e Cidadania
A Moradia e Cidadania é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada por empregados da CAIXA em 2000, inspirados pelo legado dos Comitês de Ação da Cidadania, idealizados pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Com atuação nacional, a ONG tem como missão promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica, inclusiva e sustentável. Seus projetos e ações são voltados para o combate à fome e à pobreza, a promoção da cidadania, a geração de trabalho e renda, e o fortalecimento de comunidades em situação de vulnerabilidade.
Desde 2001, a Moradia e Cidadania é reconhecida como entidade de Utilidade Pública Federal e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, o que reforça seu compromisso ético e sua credibilidade institucional.
A APCEF/MG reforça o seu compromisso com projetos sociais e iniciativas que valorizam o crescimento de pessoas.
Departamento de Comunicação da APCEF/MG