Novembro azul: Fenae e Apcef lutam contra o câncer de próstata e em defesa da vida

Por Douglas Alexandre
Utilidade Pública
3 de novembro de 2022

No mês de combate à doença, movimento nacional dos empregados da Caixa defende ações afirmativas para reforçar cuidados com a saúde da população masculina

Como ocorre todos os anos, há quase duas décadas, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) manifesta apoio à campanha Novembro Azul, que começa nesta terça-feira (1º), e defende ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do registrado na pele. O alerta se estende aos empregados do banco público com vistas a conscientizá-los em relação aos cuidados com a saúde.

O movimento chamado Novembro Azul tem caráter mundial e foi criado para contemplar a saúde integral da população masculina, embora abranja também as mulheres trans, travestis e pessoas com identidade de gênero não-binária. É assim porque esse grupo possui próstata e está sujeito à doença.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, chama a atenção para o fato de que o cuidado com as pessoas é prioritário para as entidades de defesa dos trabalhadores da Caixa, que sempre apoiaram campanhas de alerta para ações saudáveis e de estímulo a exames preventivos à saúde da próstata. “A prevenção, aliada à luta contra o preconceito, está sintonizada com valores da Fenae, a exemplo do que propõe compromisso com a promoção do bem-estar da sociedade”, argumenta.

Originalmente, a data de 17 de novembro refere-se ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Tanto é assim que, em algumas situações ou por todo o país, a cor azul – símbolo do combate à doença – toma conta de pontos turísticos para reforçar a importância do diagnóstico precoce. Em Brasília e em outras cidades do Brasil, monumentos são iluminados de azul em apoio ao Novembro Azul.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) dá dicas de como diagnosticar o câncer de próstata, apontando como fundamental a realização do exame de toque e o de sangue, conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). A recomendação é para que, a partir dos 50 anos, os homens procurem o especialista para os exames anuais. Pacientes com histórico familiar da doença devem procurar o médico mais cedo, pelo menos a partir dos 45 anos de idade.

É preciso ficar atento aos sinais do corpo. O câncer pode ser driblado com algumas atitudes práticas e cotidianas, entre as quais consumir alimentação saudável rica em verduras, vitaminas e cereais, evitando fast-food e comidas processadas, além de refrigerantes. Outras recomendações são atividade física periódica, controle de peso, diminuição do consumo de álcool e abandono ao fumo. Também a hereditariedade atua, muitas vezes, como fator de risco.

Mas, atenção: procurar o médico com frequência é essencial para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes. O medo e a vergonha não devem ser empecilhos para o cuidado com a saúde. A mudança de alguns hábitos no dia a dia é ainda muito bem-vinda.

Apesar do câncer de próstata ser uma doença grave, 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Para que isto seja possível, o preconceito deve ser superado. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que, a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.

E como surgiu o Novembro Azul?

Surgida na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, a campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens para que façam o exame de próstata regularmente.

No Basil, oficialmente, o Novembro Azul foi lançado em 2008, por ocasião do 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.

Novembro Azul, como é chamado no Brasil, e o Movember, como é conhecido mundialmente o movimento contra a doença, são exemplos de campanhas que visam conscientizar a população masculina sobre a importância das visitas ao urologista para o diagnóstico precoce de tumores na próstata.  

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]