Iniciativa da Fenae e das Apcefs, o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) já está recebendo novas adesões. Empregados e aposentados da Caixa podem destinar até 6% do Imposto de Renda Devido para promover cultura em todo o país. Para doar, basta acessar http://mcpc.mundocaixa.com.br/.
O MCPC foi criado em 2006 e com as doações feitas é realizado o Eu Faço Cultura (EFC), o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do IRPF. Em 11 anos, o projeto espalha bens e produtos culturais no Brasil. Até maio deste ano 152.659 produtos foram distribuídos durante a execução do projeto, entre: 11.627 ingressos de cinema, 14.756 produtos físicos e 126.276 ingressos de espetáculos.
Os produtos como espetáculos e shows viabilizados por meio do programa também atende diretamente aos doadores do MCPC. Desta parcela, até maio, foram 541 pedidos atendidos, em um total de 4.328 solicitados por Micro e Pequenas Empresas (MEIs), escolas públicas, ONGs, bolsa família e programas sociais.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura. As destinações feitas pelos empregados fazem a diferença na vida de muitas pessoas”, diz o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.
O diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneira, lembra: “O orgulho só cresce a cada plateia que formamos. Contribuir com o apoio a uma criança que se torna mais cidadã ao interagir no mundo da leitura e com a sua comunidade nos deixa muito feliz”.
Um dos produtos do EFC é a Biblioteca Renovada que, até maio deste ano, contemplou 48 bibliotecas de entidades que tiveram os catálogos renovados, com 11.097 exemplares, em 13 estados.