Dia 15, Dia de Escola: data para mostrar ações em prol da educação

Por Douglas Alexandre
Qualidade de Vida
15 de março de 2023

Destacamos entre os vários projetos nessa área os desenvolvidos na Apcef Piauí e na Apcef Pernambuco, com a parceria da Moradia e Cidadania.

O acesso a uma educação de qualidade é fator determinante para uma nação mais igualitária e justa e toda a sociedade pode dar sua contribuição para garantir isso. Neste 15 de março, em que se comemora o Dia da Escola, destacamos os projetos desenvolvidos pela parceria da ONG Moradia e Cidadania com as Apcefs do Piauí e de Pernambuco e que estão mudando a realidade de escolas da periferia próxima das entidades. Os recursos são viabilizados pela Fenae para propostas que busquem incentivar a educação e a geração de emprego e renda. 

O projeto Flor de Mandacaru, realizado pela Apcef Piauí, por exemplo, foi desenvolvido inicialmente na zona rural de Teresina, num povoado chamado Estaca Zero, com leitura, futebol e música, e já foi estendido para o bairro Irmã Dulce, na zona urbana. “É impressionante o avanço e a resposta positiva da comunidade, o que nos reforça a necessidade de continuar a dar nossa contribuição para uma educação de qualidade”, afirmou Glória Araújo, diretora Financeira da Apcef Piauí que acompanha a execução do projeto pela associação. 

“O foco é a leitura, a leitura prazerosa e em dois anos a gente percebe claramente a evolução dos alunos. Aliado a isso procuramos valorizar a autoestima, a resiliência, discutir temáticas como a fome e a violência urbana, sem esquecer o lado lúdico também”, afirmou Catarina Maria dos Santos, uma das coordenadoras do Flor de Mandacaru, que atende crianças de 4 a 16 anos no contraturno escolar.  

Em Pernambuco o esforço se concentrou em aulas de reforço em Português e Matemática para alunos do ensino fundamental. Duas turmas no contraturno do horário do Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz recebem crianças em situação de vulnerabilidade social, em especial oriundas de famílias com pais analfabetos.   

“As famílias estão bastante felizes com a evolução na educação das suas crianças, a diretoria da escola comemora os resultados e nós ficamos com a certeza de que estamos no caminho certo, a Fenae, as Apcefs, junto com a Moradia e Cidadania, de incentivar a educação inclusiva”, afirmou Paulo Moretti, diretor financeiro da Apcef e um dos coordenadores do projeto.  

Presidente da APCEF/PE, Marconi Apolo destacou que a aproximação das duas entidades tem sido cada vez maior: “O projeto é muito importante para desenvolvimento das crianças e comunidade. As ações em parceria com a Moradia e Cidadania estão colhendo bons frutos”, afirmou. 

No entendimento do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, atingir esses resultados é gratificante, em especial nesse setor da educação. “A sociedade deve exigir dos governos sua parte para oferecer uma educação pública de qualidade para todos, mas cada um de nós pode fazer sua parte nessa tarefa”, afirmou ele. 

Informações retiradas na íntegra, do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]