A palavra é de origem inglesa (“re” significa repetir e “cycle” corresponde à ciclo) e se caracteriza como um processo de reaproveitamento de resíduos e/ou materiais descartados no lixo
Quando o assunto é meio ambiente, muitas pessoas logo já associam aos 3R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, assunto da nossa terceira matéria em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Quando debatido, o tema apresenta uma série de desafios, incluindo o destino diário do lixo descartado pela sociedade. A ideia de reaproveitar (reciclar) os detritos surgiu após a Segunda Guerra Mundial, na “Era de Ouro do Capitalismo”. Foi nesta época que o consumo em massa aumentou significativamente, e junto com ele cresceu também a quantidade de entulhos sólidos.
A partir disso, especialistas do mundo todo começaram a estudar métodos para que, de alguma forma, a quantidade exagerada de lixo não fosse tão prejudicial ao planeta. Foi a partir de então que surgiu a reciclagem, uma maneira de reaproveitamento das matérias primas que são descartadas. Ou seja, o processo de reciclagem dá uma nova utilidade para o resíduo, após uma mudança em seus estados físico, físico-químico ou biológico, e com isso ajuda a evitar a poluição terrestre, marítima e social.
Ao longo dos anos, diversas medidas incentivando a reciclagem foram criadas, incluindo um padrão de cores que ajuda na separação dos materiais descartados. Este padrão é chamado de Coleta Seletiva, um processo ecologicamente correto de coleta dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.
Reciclagem no Brasil
A Revista Piauí divulgou dados, em fevereiro deste ano, da WWF Brasil (“World Wildlife Fund” o que foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”) evidenciando que apenas 1,3% do lixo plástico do Brasil é reciclado. Ou seja, das 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidos e descartados, só 145 mil passam pelo processo de reciclagem no território nacional. O quadro se torna mais agravante no país por ser o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Índia.
Além disso, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), cerca de 30% de todo o lixo descartado pela população brasileira têm potencial de reciclagem. Porém, apenas 3% desse total é devidamente reaproveitado e transformado novamente em produto.
Vantagens da Reciclagem
- Diminuição da poluição da água, do solo e do ar;
- Redução da acumulação progressiva de resíduos;
- Reaproveitamento dos materiais;
- Melhoria da qualidade de vida da população;
- Geração de empregos;
- Formação e desenvolvimento da consciência ecológica;
- Valorização da limpeza pública das cidades;
- Responsabilidade social e ambiental;
- Utilização racional dos recursos naturais;
Curiosidades sobre a Reciclagem
- Cada 50 kg de papel reciclado evita que uma árvore seja cortada;
- Para cada tonelada de papel reutilizado cerca de 20 árvores são poupadas;
- O mesmo papel pode ser reciclado de 7 a 10 vezes;
- As sacolas de plásticos, fornecidas nos supermercados, demoram 450 anos pra se decomporem no solo;
- Uma lata de alumínio demora de 80 a 100 anos para se decompor;
- O vidro pode demorar um milhão de anos para se decompor;
Confira abaixo o vídeo ilustrativo que demonstra como a reciclagem do lixo é importante para a saúde do planeta. Comece hoje mesmo a colocar em prática!
Fontes: Toda Matéria, Ecycle, Recicla Sampa e Revista Piauí
Departamento de Comunicação da APCEF/MG