Semana do Meio Ambiente: Reutilizar e ressignificar

Por Elizeu Junior
Institucional
3 de junho de 2021

A reutilização produz economia e ainda contribui para o bem do planeta

Você repete roupas? Uma pergunta dessas pode soar como um absurdo, não é verdade? Todos nós repetimos, senão todos, a grande maioria. Mas quando falamos de reaproveitar coisas usadas as pessoas estranham, e muitas vezes entendem como uma coisa negativa. Que vivemos em um planeta com recursos limitados todos já sabem. Mas além disso, precisamos também nos preocupar com nosso lixo.

A humanidade nunca produziu tanto lixo como nos últimos tempos. Segundo relatório do Banco Mundial, em 2016 cada pessoa produziu em média cerca de 740 gramas de lixo por dia, e multiplicando isso por 365 dias chegamos ao resultado de 270,1 quilos produzidos por uma pessoa durante o ano. Multiplicando isso por todos habitantes da terra chegamos ao número de 2,01 bilhões de toneladas de resíduos produzidos anualmente. Os números são assustadores, e se não houver uma mudança de postura diante da situação a coisa tende a piorar, e muito. O mesmo relatório prevê que se nada for feito, em 2050 a produção de lixo pode ter um aumento de 70%, levando os números para 3,4 bilhões de toneladas de lixo gerados anualmente.

Como se não bastasse, além de produzirmos toneladas de resíduos todos os anos, a maioria deste material não é reutilizada, o que só agrava a situação. Mas o qual seria a solução? É nessa hora que o trabalho de formiguinha entra em ação: não conseguimos resolver o problema do mundo inteiro, nem mudar radicalmente a atitude das pessoas da noite para o dia, mas podemos mudar a nós mesmos com pequenas atitudes.

A questão é: o que eu posso fazer?

A ideia é mudar a mentalidade e começar a reutilizar o máximo possível as coisas que iriam para o lixo. Uma roupa velha pode virar um pano de chão, recipientes de vidro com tampa podem servir para guardar alimentos, pães dormidos podem virar um pudim de pão, e por aí vai. O importante é tentar ao máximo reaproveitar. Como vimos acima, cada ser humano produz diariamente cerca de 740 gramas de lixo por dia, e se conseguirmos reaproveitar metade desses materiais, encontrando um novo propósito para eles, já é um grande avanço. Em um ano, teríamos uma significativa redução. Por isso a importância de começar já!

Veja algumas dicar para reutilizar:

➡️ Não desperdiçar alimentos;

➡️ Reutilizar papéis;

➡️ Fazer novos objetos;

➡️ Usar caixas de papelão para armazenar pertences;

➡️ Reutilizar envelopes e embrulhos de presente;

➡️ Criar vasos de plantas com latas e garrafas;

➡️ Reaproveitar peças de eletrônicos;

➡️ Separar o lixo;

➡️ Ter uma composteira;

➡️ Doar para quem precisa.

Agora é hora de partir para a ação e aplicar o aprendizado, alinhado à imaginação para novas ideias que geram economia e fazem bem para o nosso planeta.

Confira mais ideias abaixo:

Se inspire ainda mais com essas ideias que o site TUACASA preparou:!

Fonte: Revista Época

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]