Fenae e APCEF/RR lançam campanha SOS Yanomami

Por APCEF/MG
Institucional
24 de janeiro de 2023

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação do Pessoal da Caixa de Roraima (Apcef/RR) iniciaram, nesta segunda (23), a campanha SOS Yanomami. Os indígenas enfrentam uma grave crise de saúde e humanitária.

Dados do governo federal apontam que, em 2022, 99 crianças Yanomami morreram, sendo a maioria por desnutrição, pneumonia e diarreia. Nos últimos quatros anos, no governo Bolsonaro, a estimativa é de que cerca de 570 crianças foram a óbito em todo o território indígena. No ano passado, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária na terra Yanomami.

“É estarrecedora e revoltante a situação em que se encontra o povo Yanomami. Além das ações já anunciadas pelo governo federal, é fundamental que toda a sociedade se mobilize para ajudar esses indígenas, vítimas da negligência e do abandono governamental, além da ação destruidora do garimpo ilegal”, pontua Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

O presidente da Apcef/RR, André Ferreira, lembrou do espírito solidário dos empregados da Caixa e os convidou a participar da campanha. “Quero convidar todos os associados da Apcef Roraima e das Apcefs de todo o Brasil para contribuir com essa campanha. Que possamos ajudar o povo da etnia Yanomami que está passando por uma crise sanitária e de insegurança alimentar”.

As doações para campanha do Movimento Solidário- programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs – já podem ser feitas. Veja como doar! 

Doações bancárias

Banco Caixa (104)

Agência: 1041

Operação: 003

Conta corrente: 50174-4

CNPJ/PIX: 34.267.237/0001-55

Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF

Doação de pontos Nosso Valor

Acesse a plataforma, entre em catálogo e depois clique no ícone doação.

Alimentos e outros donativos

Devem ser entregues na agência da Caixa em Boa Vista

Rua José Magalhaes 321-Centro/Boa Vista

Aos cuidados da diretora Social da Apcef/RR Janismara Brito

Saiba mais

Por conta do cenário de crise sanitária, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência na saúde no território Yanomami. Equipes do órgão encontraram na terra indígena casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária e infecção respiratória aguda.

Com a decretação do estado de emergência, o Ministério da Saúde acionou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) – ação voltada à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

O Ministério estuda acelerar a contratação de mais profissionais para atuação nos Distritos Sanitários Indígenas.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]