Conquista dos trabalhadores da Campanha Nacional. PLR começa a ser paga nesta sexta (09)

Por Douglas Alexandre
Institucional
9 de setembro de 2022

A antecipação da primeira parcela foi reivindicada pela CEE/Caixa e confirmada pelo banco em comunicado aos empregados

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2023 garantiu a manutenção de direitos aos empregados da Caixa e à categoria bancária como um todo. Um deles é o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). No banco público, em atendimento à reivindicação das representações dos trabalhadores, a primeira parcela – cujo pagamento poderia ser efetuado até 30 de setembro – será paga nesta sexta (9).

“A antecipação da PLR, o reajuste de 8% e a cesta alimentação adicional no valor de R$ 1.000,00 é uma valorização dos empregados, mas, ao contrário do que o banco disse em seu comunicado, isso foi conquista do movimento sindical, após um processo de negociação marcado pela tentativa de retirada de direitos”, ressalta o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Cardoso.

O ACT da Caixa prevê a criação de um Grupo de Trabalho bipartite, com representação dos trabalhadores e do banco, com objetivo de garantir a transparência no pagamento da PLR. A previsão é de que esse GT tenha início em outubro e conclua os trabalhos até a data de 31 de dezembro de 2022.   

A participação nos lucros ou resultados dos bancos foi conquistada pelos trabalhadores em 1995. Em 2010, além da regra básica e da parcela adicional da regra Fenaban, os empregados da Caixa conquistaram a PLR social.

Salários

Salários e outras verbas deverão ser reajustados a partir de setembro. Conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assinado no dia 2 de julho, a categoria terá reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, reajuste de todos os valores fixos e tetos pelo INPC + 0,5% de aumento real.

Os trabalhadores conquistaram também, para 2022, aumento de 10% nos valores mensais dos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000 em vale alimentação, que será creditado no dia 20 de setembro.

Informações retiradas na integra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]