Colônia de Férias: conheça a história de João Victor, monitor PNE que teve uma mudança de vida após trabalhar no evento da APCEF/MG

Por Douglas Alexandre
Institucional, Utilidade Pública
26 de janeiro de 2024
João Víctor ao centro, de boné azul com outros monitores e crianças da colônia de férias da APCEF/MG

João Victor Zacarias Alves, de 25 anos, é um jovem afilhado de associados da APCEF/MG que nasceu com uma deleção cromossômica. Esta é uma doença rara, que em alguns casos influencia no desenvolvimento da criança, causando hipotonia e alterações na fala. Desde pequeno, o jovem menino recebe acompanhamento clínico, fonoaudiólogo e com professor de apoio.

Mesmo com todas as dificuldades que a vida impôs ao João desde o seu nascimento, sua família sempre fez questão de incentivá-lo a se desafiar e ser um jovem independente. Situação bem diferente da sociedade, que de um modo geral não possui espaço de apoio abertamente e espontâneo para pessoas portadoras de necessidades especiais.

João soube da Colônia de Férias pelo seu padrinho, o sócio empregado Caixa Robson Mendonça. No início, a intenção era de participar como colono, mas devido à idade estaria fora do contexto. Filho de pedagoga, João sempre ajudou a sua mãe, Cecília Zacarias, nas aulas de reforço escolar e como voluntário no ministério infantil da igreja em que frequenta. Foi daí que surgiu a ideia de colocá-lo como monitor auxiliar na Colônia de Férias, abraçada prontamente pela coordenadora da colônia, Roberta Braz. Esta função tem por objetivo ajudar outros monitores e recreadores do evento a organizar as crianças na fila, realizar o transporte de pequenos materiais utilizados, promover interações, etc.

“O João Victor está como auxiliar de monitor com a gente e é uma vida muito importante. Dar essa oportunidade para ele participar como adulto, além das crianças com autismo ou alguma deficiência que recebemos, é uma forma de inclusão. Ele tem uma paixão muito grande com as crianças, amor e cuidado, e pra gente é um presente”, comentou Roberta sobre a participação do jovem na Colônia de Férias da APCEF/MG.

Para a mãe do João, esta iniciativa da APCEF/MG não mudou somente a vida dele, mas de toda a sua família. “Todos ficamos impactados, de amigos a vizinhos. A Roberta teve um olhar diferenciado em não subestimar ou excluí-lo por preconceito. As pessoas com deficiência precisam apenas serem vistas como capacitadas e podem se desenvolver em muitas áreas quando não são rotuladas como limitadas. O mundo precisa de pessoas assim, quebrando paradigmas, capacitando-as para contribuir de alguma forma com a sociedade e um mundo mais igualitário”, finalizou Cecília.

A Colônia de Férias 2024 – 1ª edição, foi a segunda consecutiva em que João participou como monitor auxiliar. O efeito que o evento com duração de uma semana fez na vida do jovem foi transformador. “Eu me sinto responsável e feliz por estar aqui”, disse João. Perguntado sobre alguma preferência de monitores e atividades na Colônia de Férias, João foi direto. “Eu adoro todos os meus colegas de trabalho e a melhor parte é quando temos brincadeiras na piscina com as crianças (risos)”, finalizou.

A APCEF/MG apoia iniciativas de inclusão, e esperamos que exemplos, como a história do João possam servir de inspiração para outras pessoas buscarem sua afirmação dentro da sociedade.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]