Adesão da Fenae à campanha Novembro Azul mira a defesa da vida e combate ao preconceito

Por Douglas Alexandre
Institucional
4 de novembro de 2024

Busca-se, assim, evitar a incidência do câncer de próstata no Brasil e na Caixa, para reforçar que a prevenção é a melhor reação contra a doença

Começou na última sexta-feira/dia 1º de novembro a campanha Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, mas no Brasil a campanha foi lançada oficialmente no ano de 2008, por ocasião do 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro. 

A campanha Novembro Azul conta mais uma vez com a adesão da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), sempre em parceria com as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, apoia estratégia mais adequada em relação à doença, com abordagem mais integral da saúde do homem. “A prevenção e a luta contra o preconceito se sintonizam com os valores defendidos pelas entidades associativas, sobretudo na perspectiva da promoção do bem-estar”, reitera. 

Sergio Takemoto defende ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do registrado na pele. O alerta do presidente da Fenae se estende aos empregados da Caixa para conscientizá-los em relação aos cuidados com a saúde.

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é a adoção de hábitos saudáveis de vida, como fazer atividade física regular, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcóolicas e não fumar, para impedir o risco de doenças crônicas, com o câncer.

A recomendação é que homens a partir dos 45 anos sem fatores de risco procurem um urologista para realizar o exame de toque e o de sangue, conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). No caso daqueles que possuem situações de câncer na família, ou que apresentem processos inflamatórios na próstata, recomenda-se que os exames comecem a ser realizados aos 40 anos de idade. 

Apesar do câncer de próstata ser uma doença grave, 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Para que isto seja possível, o preconceito deve ser superado. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que, a cada 38 minutos, alguém da população masculina morre em decorrência do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Os sintomas do tumor da próstata são a vontade frequente de urinar à noite, ardência ou dor ao urinar e sangue na urina ou sêmen. Quando o tumor atinge apenas a próstata e não se espalha por outras regiões do corpo, pode ser necessário cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em algumas situações especiais.

Quando a doença está localmente avançada, é necessário radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. No caso de o tumor já ter se espalhado, para outras partes do corpo, o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.   

Como surgiu a campanha Novembro Azul?

O movimento chamado campanha Novembro Azul tem caráter mundial e foi criado para contemplar a saúde integral da população masculina, embora abranja também as mulheres trans, travestis e pessoas com identidade de gênero não-binária. É assim porque esse grupo possui próstata e está sujeito à doença. 

Originalmente, a data de 17 de novembro refere-se ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Tanto é assim que, em algumas situações ou por todo o país, a cor azul – símbolo do combate à doença – toma conta de pontos turísticos para reforçar a importância do diagnóstico precoce. 

A campanha Novembro Azul, como é chamada no Brasil, e a campanha Movember, como é conhecido mundialmente o movimento contra a doença, são exemplos de iniciativas que visam conscientizar a população masculina sobre a importância das visitas ao urologista para o diagnóstico precoce de tumores na próstata. 

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]