5 benefícios da prática do esporte para crianças e adolescentes

Por APCEF/MG
Institucional
19 de janeiro de 2018

As férias chegaram, momento perfeito para incentivar crianças e adolescentes a praticarem esportes. Deixar o videogame, o tablet ou a TV por algumas horas para se exercitar traz benefícios incalculáveis para a saúde, para o humor e para o aprendizado deles, e alguns desses benefícios você confere aqui:

1 – Mente sã, corpo são: Assim como nos adultos, crianças e adolescentes mais ativos estão mais protegidos de distúrbios da mente, como depressão e ansiedade – cada vez mais frequentes nessa idade. A prática de exercícios também melhora a atenção na escola, o sono, o raciocínio, a sociabilidade, e controla possível agressividade. Os exercícios ainda desenvolvem habilidades como motricidade, coordenação motora e equilíbrio (em todos os sentidos).

2 – Coração: De acordo com o educador físico e nutricionista Felipe Monnerat, em entrevista à Revista Crescer, a prática regular de atividades físicas melhora a circulação e, consequentemente, faz com que o músculo cardíaco se fortaleça. A atividade física é, ainda, uma maneira comprovada de fazer subir as taxas do HDL, o bom colesterol, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares na fase adulta.

3 – Pulmão: Os exercícios físicos aumentam a capacidade pulmonar e fortalecem o diafragma, músculo envolvido na respiração. Também melhoram a oxigenação do sangue, contribuindo para uma melhor distribuição de nutrientes por todo o corpo – o que é fundamental para o bom desenvolvimento dos órgãos e ossos nessa fase de crescimento.

4 – Ossos: Os exercícios físicos auxiliam na fixação do cálcio nos ossos, favorecendo o desenvolvimento das células ósseas, o que é fundamental na fase de crescimento. As meninas são especialmente beneficiadas porque reduz o risco de ter osteoporose na menopausa, segundo o ortopedista Roberto Ranzini em entrevista para a revista Crescer. Ele também informa que uma boa ideia é praticar exercícios ao ar livre, para auxiliar a fixação da vitamina D nos ossos – sempre com os devidos cuidados para evitar a radiação solar nociva.

5 – Músculos: Ganho de força e melhores músculos são benefícios ofertados pela atividade física regular em qualquer idade. Nas crianças e adolescentes, porém, esses ganhos são essenciais, porque fazem com que as articulações funcionem melhor no futuro, além de que faz com que as crianças e adolescentes cresçam com uma boa postura.

Escolhendo o que praticar

Antes de decidir a modalidade esportiva, é importante fazer uma avaliação médica. Os especialistas recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada faixa-etária.

Uma dica é, além de considerar os aspectos físicos desejados (como melhorar a postura, a respiração), você e o médico tentem considerar características da personalidade precisam ser trabalhadas: por exemplo, crianças com dificuldades em ter disciplina podem se beneficiar das lutas, como o judô, que reforçam esse ponto; já os tímidos conseguem desenvolver a sociabilidade nas atividades em grupo.

É normal que crianças e adolescentes comecem no esporte influenciado por amigos, pelos meios de comunicação, pelos pais, etc. Mas temos que levar em conta que eles, sobretudo, se divirtam. O esporte deve ser introduzido de forma gradual, para que o contato se dê de maneira prazerosa, divertida e lúdica. Assim, se tornará um prazer, e não só mais uma obrigação – o que incentiva o compromisso e na continuidade da prática.

Vencer o sedentarismo infantil pode ser uma missão árdua no início, mas, se esse combate for bem conduzido, o prêmio será uma criança ou um adolescente forte, alegre, disposto e com maiores chances de se tornar um adulto saudável!

Gostou? Convide seus filhos a participar gratuitamente da nossa Escolinha de Futebol: Para meninas e meninos de 5 a 14 anos!

 

Fonte: Revista Crescer.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]