Fenae propõe ações judiciais para buscar retificação das informações sobre os rendimentos emitidos pela Funcef

Por Carolina Marçal
Assessoria Jurídica
29 de março de 2022

Também faz parte do pedido a retificação por parte da Receita do processamento das declarações de ajuste anual que foram retidas na malha fina ou até geraram autuações

Com o objetivo de sanar as divergências, excluindo todos os assistidos da malha fina e que se proceda a anulação das autuações, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e as Apcefs irão propor ações cautelares, que se juntarão às ações coletivas tributárias, pedindo que o juiz intime a Funcef a retificar as informações enviadas para a Receita Federal e que também obrigue a Receita a retificar o processamento das declarações de rendimentos que caíram na malha fina nos anos anteriores. Também se propõe que proceda a anulação das autuações e a disponibilização do crédito àqueles que efetuaram o pagamento maior do que o efetivamente devido.  

Desde 2017, a assessoria jurídica da Fenae, juntamente com as Apcefs, realizou a propositura de várias ações coletivas tributárias e em algumas houve a obtenção de uma liminar determinando o depósito judicial do valor do imposto retido sobre o valor dos rendimentos utilizados no pagamento das contribuições extraordinárias.  

“A medida, que é legítima e absolutamente legal, tem o objetivo de trazer um benefício para os assistidos. Mas, se reverteu em um problema em função da divergência de informações e da postura da Receita de dificultar a solução e de ignorar a existência de uma decisão judicial”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ao afirmar que a Fenae tem atuado insistentemente para solucionar a situação dos participantes, com o respaldo de todas as orientações jurídicas necessárias enviadas às Apcefs de todo o país. 

De acordo com a Fenae, a situação de divergências de informações entre a Funcef e a Receita já havia sido levada ao conhecimento dos juízes em outras oportunidades, só que com certa dificuldade em comprovar a dimensão do problema e de que não estaria ocorrendo em casos isolados demandando uma decisão judicial imediata e severa. Mas, no final do ano de 2021, houve a propositura de uma ação por parte da Funcef em relação à Receita e, tanto na petição inicial quanto na contestação, foi constado a prova, ou seja, a confissão da existência do problema sistêmico e do impasse na solução.  

“Por isso, a Fenae propõe a imediata retificação dos demonstrativos com o objetivo de sanar os transtornos causados aos participantes. Esperamos que o juiz determine a fonte pagadora, e que acolha esta retificação, solucionando toda essa situação a partir de 2018”, pontuou a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.  

Também fará parte do pedido a retificação imediata das informações destinadas à apresentação das declarações do ano base 2021, para evitar desde já que o problema ocorra com as declarações que serão entregues até 30 de abril de 2022.  

Serviço – Em função de alteração no programa do imposto de renda em 07/03/2022 pela Receita, a Fenae criou um tutorial, com informações atualizadas em seus canais de comunicação.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]