Pelo jornal, participantes da Funcef ficam sabendo de novo equacionamento

Por APCEF/MG
Arquivo
8 de junho de 2017

funcefpredio-800x500_cMais uma vez, os participantes da Funcef ficaram sabendo da situação financeira do fundo de pensão por meio da imprensa. Desta vez, o presidente Fundação, Carlos Antonio Vieira, declarou ao jornal Valor Econômico que a Funcef teve o quinto deficit consecutivo em 2016 e pode haver novo equacionamento. “Vai dar um pouco mais de R$ 3 bilhões de deficit”, chutou o dirigente do terceiro maior fundo de pensão do país, justificando que a publicação do balanço anual do exercício passado continua na dependência do laudo de um investimento.

“Temos cobrado da Funcef transparência, mais explicações para orientar os trabalhadores, que vivem angustiados com um equacionamento que está sendo cobrado e outro que ainda nem começou. Agora, os participantes ficam sabendo pelo jornal que haverá mais um equacionamento”, questiona a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Petros já divulgou resultados de 2016

A Funcef chegou ao meio do ano sem publicar os resultados do exercício anterior e alega não ter o que fazer a não ser aguardar o laudo de avaliação do FIP Florestal, fundo de investimento em participações que detém fatia na Eldorado Celulose, da holding J&F. “Os responsáveis pelo FIP são o gestor, o administrador, nós somos participantes(…) Nós temos um assento na Eldorado [Celulose]. Agora, no FIP [Florestal] somos minoritários, tanto nós quanto a Petros”, afirmou o presidente da Funcef ao jornal.

Na última sexta-feira (2), a Petros apresentou os resultados do exercício de 2016 em transmissão ao vivo pela Internet, com detalhamento dos principais números e as medidas adotadas nos últimos meses para reforçar a governança e a gestão dos investimentos. Na página da Petros, os dados estão disponíveis.

A participação da Funcef na Eldorado, assim como a da Petros, se dá por meio do FIP Florestal, que detém 34,46% da fabricante de celulose e tem como cotistas as fundações e a controladora J&F. Juntos, os dois fundos de pensão possuem 49,50% do FIP, o que dá a cada 8,53% do capital total da Eldorado.

“A Petros tem a mesma participação que a Funcef e com laudo ou sem laudo, já publicou seus resultados. O que a Funcef está esperando? O problema não deve ser somente um laudo”, afirma Fabiana Matheus.

Fonte: Fenae
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]