A partir da segunda-feira, 7 de janeiro, a Fenae realizará uma pesquisa telefônica com empregados e aposentados da Caixa. O objetivo do levantamento é identificar a realidade dos trabalhadores em relação à situação financeira, qualidade de vida e saúde, entre outros aspectos.
A iniciativa parte da preocupação com a situação da categoria e da carência de diagnósticos sobre esse público. As informações serão registradas de forma anônima e serão utilizadas para traçar ações e proposições voltadas ao bem-estar dos trabalhadores.
Em 2018, a Fenae realizou a pesquisa Saúde do Trabalhador da Caixa. O levantamento identificou problemas importantes vividos pelos empregados nas unidades do banco e serviu de base para a cobrança de medidas concretas para melhoria das condições laborais. O estudo foi apresentado à presidência da Caixa, à Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
A pesquisa realizada entre 2 e 30 de maio identificou que ao menos um terço dos empregados da Caixa teve algum problema de saúde relacionado ao trabalho num intervalo de um ano. Estresse, problemas na coluna, depressão e ansiedade estavam entre os principais. Mais de 50% relataram sofrer algum tipo de assédio moral. Além disso, o estudo apontou alto índice de subnotificação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Confira os dados da pesquisa Saúde o Trabalhador da Caixa 2018.
Fonte: https://www.fenae.org.br