Com atraso e burocracia, Funcef diz que pagará resgates até junho

Por APCEF/MG
Arquivo
22 de maio de 2017

funcefpredio-800x500_cNo dia 16 de maio, a Funcef divulgou o cronograma de pagamentos dos próximos lotes de resgates do REB e do Novo Plano para quem aderiu ao PDVE da Caixa. Os lançamentos serão creditados em 24 de maio, 9 e 22 de junho. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Funcef informou que a expectativa é pagar todos os resgates dentro desse cronograma. Nas redes sociais e nas unidades da Caixa há muita reclamação e dúvidas provocadas pela burocracia e falta de transparência da Fundação.

Sob a alegação de que estava impedida de pagar os resgates porque, para fechar o balanço de 2016, aguardava um laudo da Eldorado Brasil Celulose, a diretoria da Funcef postergou o processo, dando como justificativa o fato de a empresa do Grupo JBS estar sob investigação da Polícia Federal. Como alertou a Fenae, sendo essa mesmo a razão, os fatos já eram de conhecimento dos gestores da Funcef antes do lançamento do PDVE. Os empregados que aderiram ao plano começaram a se desligar da Caixa em 14 de fevereiro, mas a Fundação não avisou que o pagamento dos resgates iria demorar.

“A gestão da Funcef não se preparou para organizar esse processo. Estão liberando os resgates em parcelas e com atraso, e pior, não avisaram que seria assim quando as pessoas estavam se decidindo”, critica a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Excesso de burocracia

Segundo a Funcef, os participantes serão avisados por e-mail sobre as datas de depósito. Quem preferir, pode acessar a opção Lançamentos Futuros na área de Autoatendimento no site da Fundação. Segundo a Diretoria de Benefícios, a informação estará disponível de acordo com o cronograma.

Muitos trabalhadores reclamam da demora para receber mesmo após dar entrada na solicitação, desrespeitando-se, inclusive, a ordem de chegada. A Fundação alega que inconsistências no cadastro podem atrasar a concessão de benefícios no REG/Replan Saldado para quem está se aposentando, o que acabaria atrasando o processo de resgate do saldo de conta no Novo Plano. No entanto, até o fechamento desta matéria, a Fundação não informou mais detalhes o imbróglio operacional. No comunicado, o fundo de pensão informa que os pagamentos estão ocorrendo por ordem de chegada da solicitação após a validação de todos os documentos, e recomenda que todos mantenham seus cadastros atualizados.

“Saldado e Novo Plano são segregados e o resgate do saldo de conta no Novo Plano é um processo bem simples. Não há porque haver maiores dificuldades”, afirma a diretora da Fenae.

Segunda parcela fica para depois

Como as cotas estão à espera de atualização, o que ocorrerá, segundo a Funcef, somente depois da publicação do balanço anual de 2016, os valores serão corrigidos pela inflação acumulada medida pelo INPC no período entre dezembro e abril, mas as contribuições feitas em 2017 não entrarão no cálculo e serão pagas depois. Indagado sobre a publicação do balanço pelos participantes que compareceram à apresentação feita na Apcef/PB, o diretor de Planejamento e Controladoria da Funcef, Max Mauran, afirmou que o balanço de pode ser publicado até 31 de julho.

Fonte: Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]