A Caixa Econômica Federal vai pagar nesta terça-feira (3) a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados ( PLR), bem como a PLR Social.
O pagamento, que poderia ser efetuado até 20 de setembro, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, foi antecipado após cobrança da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro(Contraf-CUT) nas negociações com o banco.
“A antecipação do pagamento da primeira parcela da PLR e da PLR Social é resultado direto da cobrança que a CEE/Caixa fez na mesa permanente de negociação. O pagamento é uma justa valorização dos trabalhadores que construíram dia a dia o lucro da Caixa, assim como seu importante papel social para o país enquanto banco público”, diz o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
PLR e PLR Social
A PLR na Caixa é composta, além da regra básica e da parcela adicional previstas na CCT da categoria (módulo Fenaban), pela PLR Social, conquista dos empregados na campanha de 2010. A PLR Social é a distribuição linear de 4% do lucro líquido a todos os empregados. Na Caixa, é antecipado 50% do valor da PLR na primeira parcela (levando a projeção de lucro em consideração).
Aumento real
A primeira parcela da PLR 2019 virá com correção da inflação (no período entre 1º de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019), mais 1% de aumento real.
“O aumento real de 1% em 2019, para salários e demais verbas como a PLR, foi uma conquista da mobilização da categoria na nossa Campanha Nacional 2018 que, em cenário desfavorável com a aprovação da reforma trabalhista, garantiu também todos os direitos previstos na CCT”, conclui Dionísio.
Fonte: Fenae com informações da Contraf-CUT e SPbancários