Esperança e celebração marcam o encerramento do Inspira Fenae 2022

Por Carolina Marçal
Sociocultural
13 de abril de 2022

No ritmo dos tambores do grupo Afro Batá, participantes se despedem do Inspira em Salvador celebrando as experiências compartilhadas ao longo destes dois dias de programação

A 5ª edição do Inspira Fenae chega ao fim em tom de confraternização e reforçando o desejo do público presente por um mundo melhor e mais justo. A última palestra do evento, que ficou sob a responsabilidade de Rita von Hunty, conclamou os participantes do Inspira 2022 a imaginar uma sociedade capaz de fazer com que “a esperança seja mais possível do que o desespero se torne convincente”.

Além da presença de Rita, que encerrou o Inspira na Bahia com esse discurso contundente e encorajador, o evento em Salvador ofereceu uma série de reflexões, ao reunir na sua programação nomes como Pedro Hallal, Viviane Mosé, Xico Sá, Nina Silva, Lucas Foster e Eduardo Moreira. Os convidados mergulharam em temas como inovação, diversidade, saúde, economia criativa, empreendedorismo, cidadania e inclusão.

Antes de encerrar os trabalhos, Sergio Takemoto, presidente da Fenae, convidou ao palco toda a diretoria da entidade e agradeceu por todo o apoio na realização de mais uma edição do Inspira.  Takemoto estendeu os agradecimentos aos presidentes de Apcefs, empregados da Fenae, palestrantes, convidados e participantes. “Isso aqui é uma breve despedida e marca um reinício, pois agora que retomamos as atividades, com certeza realizaremos novos encontros”, disse o presidente.

“Espero que esse evento tenha inspirado a todos vocês como me inspirou e que a gente possa seguir trabalhando, continue defendendo uma Caixa 100% pública, continue defendendo a democracia e nos incentive a continuar nessa, pois nós não podemos desistir”. Ele se despediu do público parafraseando o cantor e compositor Belchior, ao citar um trecho da canção “Divina Comédia Humana”: “Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, nós lutaremos para que esse país volte a ser aquilo que a gente sonha, com mais justiça social, com mais oportunidade para todos e todas”.

A condução do Inspira 2022 contou com o talento e a simpatia da atriz Juliana Baroni. Nos dois dias de evento ela apresentou os convidados, interagiu com o público, com a banda base, se emocionou, cantou e improvisou quando foi preciso. A programação também contou com a  participação de quatro empregados Caixa no “TED Experiências”. O público teve a oportunidade de conhecer Beto Moschkovich, Antônio Vicente, Ivan Neris e Valbert Lopes, que contaram histórias inspiradoras e compartilharam suas experiências com os participantes.

INSPIRA COM POESIA, MÚSICA E DANÇA

Além dos debates, o Inspira na Bahia brindou os mais de 380 participantes com performances de diversas linguagens artísticas ao longo dos dois dias de programação. Poesia, música e dança marcaram as intervenções que aconteciam entre as palestras que compuseram a programação. A jovem bailarina Vitória Bueno emocionou os presentes com seu talento e a poesia de Maviael Melo arrancou risos e suspiros.

Na parte musical, Morotó Slim trouxe a guitarra baiana para mostrar ao público toda a sua desenvoltura e virtuosismo. O público ainda desfrutou da sensibilidade que marcou a apresentação de uma dupla formada por Mário Soares, no violino, e Daniel Neto, no acordeon. No encerramento das atividades, na sexta e no sábado, o grupo baiano Afro Batá trouxe o samba-reggae para animar o público com releituras de “Sorriso Negro” e “Protesto Olodum”.

No encerramento do Inspira, o Afro Batá apresentou ainda uma canção autoral para fazer uma homenagem a Gilberto Gil, que acaba de tomar posse como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Além disso, o evento contou com uma banda base que ficava todo o tempo no palco para fazer toda a ambientação sonora da programação. O conjunto foi formado pelos músicos Estevam Dantas (teclados), Jorge Tik (guitarra), Cadinho Almeida (baixo) e Leonardo Bittencourt (bateria). 

Confira conteúdos referentes ao palestrantes e tudo que aconteceu no evento:

🔹 Caminhos abertos para o Inspira Fenae 2022 em Salvador

🔹 Xico Sá e o nosso encontro com a cidadania

🔹 No Inspira, Nina Silva falou sobre afroempreendedorismo

🔹 “Vocês conseguiram acelerar um processo de cadastro de pessoas que iriam para a miséria”

🔹 Interatividade e conhecimento marcam o espaço Viva Fenae

🔹 Eduardo Moreira: “Todos somos a Caixa porque a Caixa é um patrimônio público”

🔹 Filosofia e poesia no palco do Inspira com Viviane Mosé

🔹 Empregados da Caixa contam suas experiências no Inspira

🔹 Rita Serrado apresenta o livro “O Futuro é Público” no Inspira

🔹 “A pandemia foi tratada com menosprezo pelo governo”, diz Hallal, no Inspira

🔹 Rita Von Hunty encerra o ciclo de palestras do Inspira sob aplausos

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]