
Na manhã desta quinta-feira, 6 de novembro, foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Encontro Regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
O evento reuniu participantes de fundos de pensão, entidades representativas, especialistas do setor e parlamentares, promovendo um importante espaço de diálogo e articulação voltado ao fortalecimento das entidades de previdência complementar. Representantes do Sindicato dos bancários de Belo Horizonte e Região, da Funcef, Fenae e da APCEF/MG participaram da atividade.
Lançada em agosto deste ano, a Frente Parlamentar tem entre seus principais objetivos acompanhar os projetos em tramitação no Congresso Nacional, defender os direitos dos participantes e assistidos, promover a educação previdenciária e fortalecer o sistema de previdência complementar fechada no país.
O presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, participou da reunião e reforçou a importância de ampliar a conscientização da sociedade sobre o papel social da previdência complementar.
Segundo Takemoto, é essencial desmistificar a ideia de que a previdência fechada é um privilégio e mostrar que ela representa um instrumento de proteção e dignidade para os trabalhadores.
“Precisamos conscientizar a sociedade de que os fundos de pensão garantem uma aposentadoria mais digna e não podem ser tratados como privilégio. Esses recursos pertencem aos trabalhadores e devem servir ao seu bem-estar”, destacou o presidente da Fenae.
Takemoto também alertou para a necessidade de combater a criminalização dos fundos de pensão e assegurar a participação dos empregados na gestão das entidades, lembrando que o patrimônio acumulado no sistema supera R$ 1,3 trilhão e deve permanecer a serviço dos participantes. Takemoto concluiu reafirmando o compromisso da Fenae em atuar junto à Frente Parlamentar para fortalecer o modelo de previdência complementar fechada e defender os direitos dos trabalhadores.
O vice-presidente da entidade Clótário Cardoso, também esteve presente e reforçou a valorização do encontro e a amplitude do tema.
Representando a APCEF/MG, o nosso presidente Nery Gomes, salientou a necessidade de fortalecer a atuação conjunta das entidades e ampliar o debate sobre o papel dos fundos de pensão na proteção social dos trabalhadores.
“A previdência complementar fechada é um instrumento essencial para garantir segurança e dignidade no futuro dos trabalhadores. Eventos como este reforçam a importância da união entre as entidades representativas na defesa dos nossos direitos”, afirmou Nery.
A APCEF/MG reafirma seu compromisso com a defesa dos participantes e assistidos da FUNCEF e com o fortalecimento do sistema de previdência complementar fechada. A entidade seguirá atuando, em parceria com a Fenae e demais organizações, para garantir transparência, representatividade e justiça previdenciária aos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa.
Departamento de Comunicação da APCEF/MG



