Projeto foi possível graças ao apoio da Fenae, a partir do Instituto Fenae Transforma
Em um terreno de pouco mais de 300 metros quadrados no bairro do Girassol, em Ribeirão das Neves, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, começa a tomar forma uma esperança de futuro para cerca de 15 mulheres e suas famílias, uma horta comunitária. Esse será o cerne do projeto Mulheres do Girassol e sua implantação está sendo possível graças à parceria do Instituto Fenae Transforma e a ONG Moradia e Cidadania, a partir da proposta da Apcef Minas Gerais.
Segundo explicou Paulo Roberto Damasceno, presidente da Apcef mineira, o bairro do Girassol sofre as mazelas das periferias das grandes cidades, falta de emprego e renda, violência doméstica, em especial neste momento difícil de pandemia e economia com inflação. “Por isso, é importante esse viés social que a Fenae possibilita que a gente realize, porque a atuação das Apcefs deve levar em conta que nenhum homem é uma ilha, todos temos condições de melhorar o mundo ao nosso redor”, afirmou.
Flávia Carvalho, que gerencia o projeto pela ONG Moradia e Cidadania, explica que no início, antes do preparo do terreno propriamente dito, foi preciso enfrentar a realidade de isolamento vivida pelas mulheres, que não tinham a experiência de trabalhar de forma coletiva. “Nossa ideia é fortalecer o coletivo de mulheres, não ficar apenas no assistencialismo, mas fazer um projeto com consistência, que depois possa ser ampliado e acolher mais pessoas”, afirmou.
Ela ressalta que agora as mulheres e suas famílias estão acreditando muito no projeto. No início decidiram plantar hortaliças como alface, couve, cheiro verde, para comercializar mais rapidamente e gerar renda e expandir futuramente para a produção de legumes e verduras. Já foi feita a análise do solo por um agrônomo e elas começaram a preparar o local (foto).
A parceria Fenae e ONG Moradia e Cidadania
Com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) firmou uma parceria com a ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa.
No total 12 projetos foram selecionados em todo o país para receberem recursos da Fenae, por meio do Instituto Fenae Transforma. Foram quatro na área de educação e oito de hortas comunitárias nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.[RQ1] [PS2]
A atuação das duas entidades visando reduzir a desigualdade social também foi ressaltada pelo presidente da Moradia e Cidadania.
Informações retiradas na íntegra do site da FENAE