Além da atenção especial em todas as ações, diretores recomendam o acesso a mais de 100 cursos da Rede do Conhecimento e adesão ao programa Meu Ideal de qualidade de vida
No Brasil, um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que cerca de 38 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. São homens e mulheres que têm papel fundamental na vida dos brasileiros. Na oportunidade em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1/10), a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) Vera Lúcia Barbosa Leão, frisa a importância da data para que a sociedade como um todo avalie como se comporta em relação ao envelhecimento das pessoas e destaca que valorizar e proporcionar programas que idealizam a proteção e cuidados especiais aos idosos sempre foram uma prioridade para a Fenae.
“A Fenae possui programas em vários segmentos, como sociais, culturais, esportivos e de assistência em informação, que estimulam os empregados Caixa idosos a se sentirem mais jovens e capazes”, explica. A Rede do Conhecimento, por exemplo, é um importante canal com mais de cem cursos que podem ser aproveitados pelos empregados Caixa da maturidade.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressalta que a promoção de atividades que contemplem os idosos é uma busca constante e sempre em prioridade na Fenae, em conjunto com as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Como exemplo de uma das ações exclusiva de valorização aos aposentados e pensionistas da Caixa associados, Takemoto cita o programa Meu Ideal.
“Como base nos pilares de saúde mental, saúde física e saúde alimentar, disponibilizamos o Meu Ideal com atividades à distância durante a pandemia, que vem dando muito certo e com importante adesão. A ideia é, futuramente, oferecer as atividades do programa de forma presencial também nas Apcefs, com toda segurança”, adianta Takemoto.
O Meu Ideal foi lançado em janeiro de 2021 pelo aplicativo Viva Fenae/Apcef. Na ocasião do lançamento, a ação fez parte das comemorações do Dia dos Aposentados (24/1). O programa funciona por meio de inscrições, que se encerraram no final de fevereiro. Atualmente o Meu Ideal está na segunda etapa de execução, oferecendo conteúdos diversos de qualidade de vida, aulas e dicas sobre atividades físicas, nutrição e bem-estar.
O presidente da Fenae lembra que todos os projetos e programas da Fenae em execução podem ser acessados em benefício dos idosos. “Todos eles podem participar, usufruir e aproveitar os benefícios, além de que sempre estamos abertos às sugestões dos colegas que estão na fase da maturidade”, diz.
A diretora Vera Leão enfatiza: “O idoso é um participante ativo, obstinado a ser feliz. Com certeza contribuiu e continua contribuindo muito para o mundo com suas experiências de vida, expectativas e vontade de viver”.
Aos aposentados e pensionistas da Caixa, a diretora completa “a Fenae não larga a mão de seu companheiro e está de mãos dadas com o idoso. Assim como o idoso, a Fenae tem pressa porque o tempo passa muito rápido e queremos sempre proporcionar o melhor para essas pessoas dignas e merecedoras do prêmio”.
Conheça o programa Meu Ideal e inscreva-se na próxima etapa.
Acesse a Rede do Conhecimento para conhecer cursos e dicas que prometem agradar a todos.
A data
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), por meio da resolução 45/106, designou o 1º de outubro Dia Internacional das Pessoas de Idade, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
O tema de 2021 para o Dia Internacional do Idoso é “Equidade digital para todas as idades”, com ênfase nas necessidades das pessoas de idade ao acesso e participação significativa no mundo digital” (tradução livre com base no texto contido no site: https://www.un.org/es/observances/older-persons-day
No Brasil, o Dia Internacional do Idoso foi adotado por meio da Lei 11.433, de 2006.
Os direitos e garantias do idoso foram estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).
Informações retiradas na íntegra do site da FENAE