O mês de dezembro chegou e com ele a campanha conscientização sobre o câncer de pele. Promovido desde 2014 pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o dezembro laranja tem a importância de alertar a população para a prevenção da doença.
Mais comum no Brasil entre todos os outros, o câncer de pele corresponde a 33% dos diagnósticos, e segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) registra anualmente cerca de 185 mil novos casos.
O câncer de pele é dividido em duas categorias: não melanoma, mais comum e menos letal, e melanoma, menos comum e mais letal. A maioria dos casos ocorre em consequência à exposição em excesso aos raios ultravioleta do sol. Pessoas com histórico da doença na família, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, e que se expõem a agentes químicos excessivamente, constituem também de alto risco para desenvolver a doença.
A prevenção é a melhor arma na luta. Confira algumas recomendações para se proteger:
- Evite exposição ao sol prolongada entre 10h e 16h;
- Utilize protetor solar indicado para cada tipo de pele com proteção UVA e UVB, pelo menos 20 minutos antes da exposição. Reaplicar a cada duas horas ou quando necessário;
- Mantenha a pele seca e hidratada;
- Beba bastante água e mantenha uma alimentação saudável;
- Utilize roupas leves, bonés e óculos de sol;
- Passe protetor solar nas orelhas e use um protetor específico para os lábios com FPS;
- O couro cabeludo, as mãos e os olhos também devem ser protegidos;
- Hidrate a pele com loção pós-sol depois do banho de mar e piscina;
- Não depilar no dia que for tomar sol;
- Observar a pele regularmente.
Com números expressivos, a doença que atinge o maior órgão do corpo humano é silenciosa. Especialistas afirmam que com um diagnóstico precoce as chances de cura são enormes, e por isso alertamos para a necessidade de consultas periódicas ao dermatologista. Com os devidos cuidados é possível aproveitar o verão sem correr riscos! Siga as dicas e prepare-se para curtir o verão no clube em breve!
Departamento de Comunicação APCEF/MG
Com informações da SBD e Drauzio Varella