O verão está aí e, por ser uma estação com maior intensidade de radiação solar, a falta de cuidados com a pele pode levar a diversas doenças dermatológicas, inclusive câncer. Você provavelmente sabe da importância do filtro solar, seja para curtir o sol ou mesmo no dia-a-dia. Mais qual filtro solar escolher? E o que mais devo fazer para me proteger? Confira essas e outras respostas:
1. Use filtro solar!
E use diariamente, não só nos momentos de lazer. O produto deve proteger tanto contra os raios UVB (indicado pelo FPS), quanto contra os raios UVA (indicado pelo PPD). A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que o fator solar mínimo deve ser de FPS 30 e PPD 10. O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva, e reaplicado a cada duas horas – tempo que diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água. Além disso, a SDV alerta que se deve usar o produto mesmo em dias nublados, porque mesmo nesses dias 40% a 60% da radiação solar incidem sobre a pele.
2. E não use só o filtro solar
Além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão, pois elas retêm cerca de 90% da radiação UV, enquanto tecidos sintéticos, como o nylon, protegem apenas 30%. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV, e devem ser de cor clara para refletir os raios solares. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões à córnea.
3. Se proteja de dentro para fora!
As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada também por dentro. Por isto não se esqueça de tomar muitos líquidos: água, suco de frutas e água de coco. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.
4. Cuidados extras com as crianças
O cuidado deve ser redobrado com as crianças, principalmente aquelas que gostam de ficar muito tempo na água. Para elas, prefira filtro solares resistentes à água, e reaplique o produto a cada hora. O filtro solar pode ser aplicado em crianças a partir dos seis meses de idade, e protetores físicos (como chapéu, óculos e roupas adequadas) também devem ser utilizados. Caso a criança tenha uma idade inferior, abuse de proteções físicas e a deixe sempre na sombra. Além disso, busque orientação com pediatra ou dermatologista para saber melhor como proceder.
5. Não negligencie os detalhes
Pode parecer absurdo, mas passe o filtro solar também nas orelhas e nos peitos dos pés. Sim! Essas partes do corpo também estão sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas. Além disso, o peito do pé é um dos locais mais expostos ao sol, e mais dolorosos de se queimar. Use também protetor solar labial, outra área onde um câncer de pele também pode se desenvolver.
Agora que você está preparado para curtir o verão de forma saudável, que tal colocar o que aprendeu em prática? Fizemos uma programação especial Sede Social BH, que vai até março! Tem aulas na piscina, water ball, massagens, brincadeiras para as crianças, shows ao vivo e muito mais! Clique aqui e confira a programação!