Para Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, “o Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores do banco, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa”.
Como a organização do movimento nacional dos empregados neste momento é estratégica, a conjuntura é de resistência e os desafios do ano corrente têm de ser focados tanto na defesa da Caixa como banco 100% público quanto nos direitos dos empregados. Dessa forma, os debates na Campanha Nacional 2018 serão realizados em torno dos seguintes eixos: nenhum direito a menos, Caixa 100% pública, Saúde Caixa e Funcef e saúde e condições de trabalho. Confira a programação:
QUINTA-FEIRA – DIA 7 DE JUNHO
9h às 18h: Credenciamento.
9h: Regimento e apresentação das teses.
10h40: Debate em torno do tema “Nenhum direito a menos. Nessa ocasião, Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência, abordará ataques à Previdência pública e à seguridade social. Caberá a José Eymard Loguércio, advogado da Fenae e da CUT, falar sobre a nova lei trabalhista e o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho na Caixa.
11h20: Debate sobre o “Saúde Caixa”, com Albucacis de Castro, médico e especialista em planos de saúde, além de assessor do GT Saúde Caixa.
11h50: Debate sobre “Saúde e condições de trabalho”. Haverá a participação de Maria Maeno, médica do trabalho. 12h10: Debate para tratar do tema “Funcef”, com participação de Marcel Barros, diretor da Previ. A Contraf/CUT convidou um representante eleito para a direção da Funcef.
13h: Almoço.
15h: Debate sobre a “Caixa 100% pública”. Os convidados são a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), Maria Rita Serrano (representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração da Caixa, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e conselheira fiscal da Fenae) e Felipe Freire de Miranda (técnico do Dieese – subseção Fenae).
16h10: Plenária geral.
19h: Encerramento.
– Haverá ainda, neste dia, o lançamento do livro “Caixa, banco dos brasileiros”, da coleção Fenae.
SEXTA-FEIRA – DIA 8 DE JUNHO
9h: Plenária geral.
12h: Aprovação da Minuta dos empregados para a Campanha Nacional 2018.
13h: Almoço.
Alimentação
Nos dias 7 e 8 de junho, o café da manhã ficará por conta do evento e será feito no próprio hotel para delegados e observadores. Os participantes do 34º Conecef também terão direito a almoço (dias 7 e 8 de junho) e jantar (dia 7 de junho), servidos aos delegados e observadores no próprio local do congresso: Hotel San Raphael, localizado no Largo do Arouche, 150 – Centro, na capital paulista.
Hospedagem
Será feita mediante Sistema de Inscrição Eletrônica, ficando a cada federação a responsabilidade pela formação das duplas nos quartos. Todos os delegados e observadores ficarão hospedados em quartos duplos no Hotel San Raphael (Largo do Arouche, 150 – Centro – São Paulo/SP – telefone 11 – 3334-6001).
A entrada no quarto do hotel será liberada a partir das 15h do dia 6 de junho. A saída do quarto está programada para até meio-dia de 8 de junho. Não estão incluídas as despesas com extras nos quartos, tais como telefone, frigobar, lavanderia, serviço e outros.
Mais informações sobre o 34º Conecef
O 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa vai discutir a especificidade dos empregados do banco, construir e definir a pauta específica de reivindicações e nortear o processo de negociações permanentes.
Fica garantida a participação de representantes das entidades sindicais, na proporção de um delegado para cada 300 empregados da base ou fração igual ou superior a 150, assegurando-se o mínimo de dois por estado, mas atendendo à exigência da presença de dois bancários para cada delegado eleito em fórum específico. A mesma proporcionalidade será aplicada para os delegados aposentados, garantindo-se no mínimo um por estado.
Os critérios de participação preveem ainda delegação formada por proporcionalidade direta das chapas inscritas, 10% de observadores e cota de 50% de gênero. A cota é obrigatória e haverá corte na delegação que não cumprí-la. Os membros da CEE/Caixa, um por federação e um da Contraf/CUT, vão participar na condição de delegados natos. A delegação ao 34º Conecef será limitada a 50% do número de participantes em fórum preparatório. As substituições deverão obedecer a cota de gênero.
Fonte: www.fenae.org.br