Cerca de 30 pessoas são beneficiadas diretamente e 120 indiretamente

No Alto das Antenas, na Vila Cemig, em Belo Horizonte, está sendo executado o projeto “Mulheres fortalecendo o território na perspectiva de gênero enfrentamento a violência e empoderamento”. A iniciativa, que beneficia 30 pessoas diretamente e 120 indiretamente, faz parte do edital 004 da parceria da Fenae e da Apcef/MG com a ONG Moradia e Cidadania.
“As Apcefs e coordenações da ONG Moradia e Cidadania abraçaram o novo tema (empoderamento feminino/combate à violência contra a mulher) proposto neste quarto edital. A adesão foi fundamental para que possamos avançar numa discussão tão sensível junto às comunidades. A Fenae está totalmente à disposição para oferecer o suporte necessário e colaborar no desenvolvimento desse trabalho, que é tão importante para todos nós”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Estimular a cidadania das beneficiárias com foco no combate à violência de gênero e o incentivo ao empoderamento feminino, por meio de encontros formativos, oficinas e reuniões, é o objetivo principal deste projeto. Nos encontros, elas têm acesso a práticas de segurança alimentar e nutricional, oficinas de autocuidado e saúde física e mental, e fortalecimento de redes locais e vínculo comunitário.
“A Apcef/MG põe em prática e contribui para a parceria efetuada entre a Fenae e Moradia e Cidadania. Juntos, os empregados da Caixa, ativos e aposentados, formam um grande movimento de transformação social e essa experiência, nós, empregados da Caixa, temos em nosso sangue. O projeto em Minas Gerais visa o empoderamento das mulheres e a educação infantil”, explica o presidente da Associação do Pessoal da Caixa de Minas Gerais, Nery Gomes.
O Alto das Antenas tem aproximadamente 640 famílias. É uma comunidade que se instalou de forma espontânea debaixo das antenas de alta tensão da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) nos anos 1990. Os moradores enfrentam problemas como falta de infraestrutura de saneamento, abastecimento de água e segurança.

“Naquele ambiente as mulheres, as principais destinatárias do nosso projeto, se esforçam e constroem a ponte pela qual transportam suas vivências, seus saberes e sua força. As dinâmicas, os cursos, as oficinas e as palestras reforçam as individualidades e fomentam os laços naquela comunidade e as transformam em protagonistas que, por meio da construção coletiva, buscam estratégias para melhorar as condições de vida”, destaca Walter Guimarães Lopes Júnior, coordenador estadual da Moradia e Cidadania.
Capacitação na Apcef
No dia 15 de outubro, Apcef/MG irá receber um grupo de beneficiárias e seus filhos para um encontro, que contará com momento de educação, principalmente no que tange ao empoderamento. Haverá treinamento para as beneficiárias acessarem os cursos da plataforma Fenae Transforma e programação infantil para os filhos delas.
“Fico muito feliz de poder fazer parte desse projeto, juntamente com os empregados e diretores da Apcef/MG que o apoiaram e se esforçaram para que fosse realizado”, reforça Nery Gomes.