Sua participação é fundamental na mobilização contra o reajuste nas mensalidades do plano e para fortalecer a luta por melhorias na assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico
Sindicatos de bancários de todo o país farão, nesta quarta-feira, 17, um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa e dos empregados da CAIXA. Em Belo Horizonte, um ato público será promovido, a partir das 9h, em frente ao prédio do banco, na rua dos Tupinambás, número 462, no Centro, tendo a participação da APCEF/MG, visando o diálogo com bancários e a população.
“Vamos mobilizar as empregadas e empregados para as negociações sobre a renovação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para que se envolvam na cobrança para que o banco apresente uma proposta de acordo sem reajuste nas mensalidades e com aumento da participação da Caixa no custeio das despesas do plano”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco, ao lembrar que além destas duas, existem outras reivindicações, como:
- Reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa
- Fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial
- Cumprimento do modelo de custeio 70/30
- Respeito aos princípios do mutualismo, solidariedade e ao pacto intergeracional
- Melhoria e ampliação da rede credenciada própria
- Compartilhamento das redes de outros planos
- Plano na aposentadoria para contratados depois de 2018
- Fortalecimento do GT Saúde Caixa
- Fortalecimento do Conselho de Usuários
- Maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores na gestão do plano
- Funcionamento efetivo dos comitês de credenciamento
- Aporte pela CAIXA dos valores pagos a menor
O presidente da APCEF/MG, Nery Gomes, reforçou a importância da mobilização das empregadas e empregados da Caixa diante do atual cenário de negociações:
“A mobilização das empregadas e empregados da Caixa é de suma importância neste momento. Não aceitaremos qualquer reajuste do nosso plano! Já tivemos um aumento muito impactante e agora é chegada a hora da Caixa fazer o seu papel, que seja o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento e o cumprimento do modelo de custeio 70×30. O momento é de defesa do REAJUSTE ZERO. A APCEF/MG, cumprindo uma das finalidades de sua criação, também participará deste Ato.”
Negociações
Além das atividades do Dia Nacional de Luta, os empregados serão chamados a participar das ações nas redes sociais, que começam neste dia 17 e seguem, pelo menos, até o dia 19 (sexta-feira), quando acontecerá a próxima reunião de negociações para a renovação do ACT do Saúde Caixa. A reunião será realizada em Brasília, a partir das 12h30.
Moldura de foto
Como forma de mostrar seu apoio à campanha, as empregadas, os empregados e dirigentes sindicais podem utilizar a moldura de foto para colocar em seus perfis nas redes sociais e status do WhatsApp, por exemplo. Clique aqui para acessar e colocar a moldura na foto escolhida.
Fonte: Fenae e Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT