Um podcast e um infográfico retomam a discussão que fez o maior sucesso no do #prontofalei, a necessidade de compatibilizar a vida real e a vida digital
A grande participação do empregado Caixa no debate sobre a vida digital, no evento #prontofalei, realizado no último dia 19, mostrou a urgência de debater a influência da internet em nossas vidas. Para manter viva essa discussão, a Rede do Conhecimento convidou a psicóloga Cleo Maccori, especialista em gestão de mudanças, para um bate papo na rede do Conhecimento e elaborou um infográfico com informações e dicas de bibliografia para quem quiser se aprofundar no assunto.
No redecast “vida digital versus vida real”, em pouco mais de seis minutos, a psicóloga lembra que em tese a internet é um veículo muito importante para a transmissão de conhecimento, mas as pessoas atualmente gastam grande parte do seu dia com conteúdo pouco agregador, que não favorece o conhecimento e ainda podem comprometer sua saúde mental.
“É preciso ter sempre em mente que a grama do vizinho pode ser mais bonita porque é artificial e que todos só divulgam nas redes apenas os bons momentos. Além disso, a exibição excessiva pode denotar insegurança e levar a quadros de depressão”, alerta. No entendimento dela, é preciso estar atenta aos sinais porque mesmo sendo impossível separar a vida real da digital, é fundamental que seu uso seja feito com consciência e sem nos deixarmos nos levar pela pressão de padrões impostos que causam desconforto, crises de aceitação e depressão.
No #prontofalei, cuja íntegra você pode conferir aqui, os convidados foram a jornalista fundadora do #CorpoLivre, Alexandra Gurgel e o publicitário Felipe Anghinoni, com mediação da diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber e a participação do presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Informações retiradas na íntegra do site da FENAE