Atualização de abril das ações coletivas tributárias e de paridade (Fenae) está disponível

Por Douglas Alexandre
Institucional
16 de abril de 2024

Até que Superior Tribunal de Justiça (STJ) decida acerca da dedutibilidade das contribuições extraordinárias, todos os processos sobre o assunto ficaram suspensos

Os relatórios de abril das ações coletivas tributárias e de paridade, promovidas pelas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), já estão disponíveis para consulta. 

Há um destaque importante no relatório das ações tributárias: até que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) se pronuncie sobre a legalidade da dedutibilidade das contribuições extraordinárias no imposto de renda, todos os processos judiciais em andamento no país sobre o tema, incluindo as ações coletivas das Apcefs, permanecerão suspensos.

Essas ações têm como objetivo principal a exclusão das contribuições extraordinárias do cálculo do Imposto de Renda nos planos REG/Replan Saldado e Não Saldado. Além disso, buscam a dedução dessas parcelas no ajuste anual, sem o limite de 12%, e a restituição do valor retido indevidamente.

No último mês de dezembro, a Câmara aprovou o parecer do Projeto de Lei (PL 8821/2017), que propõe a isenção completa das contribuições extraordinárias do Imposto de Renda. Agora, o texto está sob avaliação do Senado Federal.

O relatório também traz informações atualizadas sobre as ações coletivas de paridade, visando restabelecer a paridade entre os participantes e a patrocinadora no equacionamento do Reg/Replan Não Saldado. Atualmente, os participantes do plano arcam com cerca de 70% do custo do equacionamento.

Confira o andamento:

⬇️ AÇÃO COLETIVA TRIBUTÁRIA
⬇️ AÇÃO COLETIVA DE PARIDADE

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]