Votação popular da etapa nacional do Talentos já começou

Por Elizeu Junior
Sociocultural
16 de dezembro de 2022

Votos serão computados até a data de 15 de janeiro de 2023. Podem votar associados, aposentados, não-associados e público em geral

Chegou a hora dos participantes do Talentos Fenae/Apcef 2022 chamarem os familiares, os amigos e os colegas para manifestarem apoio às obras cadastradas no concurso cultural. Começa nesta quinta-feira (15) o prazo da votação popular das obras do evento, referente à etapa nacional, e que segue até o dia 15 de janeiro de 2023. A votação, inclusive, é aberta ao público em geral. O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, acha importante fazer desse momento um espaço de confraternização entre colegas de um mesmo banco, o único 100% público do país.

Os trabalhos inscritos vão disputar a preferência do público, seguido depois da escolha do júri técnico. São quatro as categorias e oito as modalidades: Artes Visuais (foto e filme), Artes Plásticas (desenho e pintura/desenho infantil), Literatura (contos e crônicas/poesia) e Música (composição e interpretação).

Mas, atenção: é possível votar em vários trabalhos, mas apenas uma vez por obra. A avaliação do júri popular se fará por atribuição de nota de 5 (menor) a 10 (maior) a qualquer obra cadastrada no concurso cultural. O voto popular é computado sob diferentes pesos (5, 2 e 1), na seguinte ordem: empregado da Caixa que é associado à Apcef, empregado da Caixa não-associado e público em geral. A nota do júri popular será somada às notas dos jurados técnicos. Para votar, entretanto, é necessário usar a plataforma on-line (https://talentos.fenae.org.br), mediante login Fenae (antigo Mundo Caixa) ou acesso por meio da conta do Facebook.

Na etapa nacional, tal como ocorre com a estadual, serão premiados os candidatos que obtiverem as três melhores classificações em cada modalidade. Os prêmios incluem troféu e valores distintos em pontos Fenae. Encerrada a fase de votações, os nomes dos vencedores serão divulgados. Então, a etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef 2022 vale todo o engajamento não só dos empregados da Caixa, mas do público em geral.

Sergio Takemoto explica que a participação dos empregados da Caixa e do público em geral na etapa nacional do Talentos, ao mesmo tempo e de forma integrada, é o que faz o evento ser tão democrático, plural e dinâmico. “Este concurso cultural é o maior entre os bancários do país, levando a Fenae e as Apcefs a sentirem orgulho em realizá-lo, exatamente em um ano no qual o Brasil começa a ser reconstruído numa perspectiva coletiva/positiva e os nossos encontros retornam ao formato presencial”, destaca.

O presidente da Fenae confirma que, em sete anos de existência, o concurso Talentos Fenae/Apcef tem despertado o interesse dos empregados da Caixa em todo o país. Ele recorda que a grande final de 2022 será realizada no período de 1º a 4 de fevereiro de 2023, em Aracaju (SE). É fato, de acordo com Takemoto: a Fenae e as Apcefs apostam no poder transformador de uma comunidade que respira cultura, criando e apreciando a arte no mais alto grau. Isso, segundo ele, permite aos cidadãos expressarem uma visão de mundo solidária e inclusiva.

Calendário da etapa nacional

Período de votação popular:15 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023.

Período de avaliação técnica das categorias Artes Visuais, Artes Plásticas e Literatura: 15 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023.

Período de avaliação técnica da categoria Música: 1º de fevereiro de 2023 (primeiro dia da seletiva) e 2 de fevereiro de 2023 (segundo dia da seletiva).

Evento da grande final: 3 de fevereiro de 2023, em Aracaju (SE).

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]