Um fruto do amor à poesia, às crianças e ao ensino. Assim o sócio aposentado José Renato de Amorim (J. R. Amorim) descreve o seu terceiro livro infantil intitulado “João Camaleão”, lançado neste mês de dezembro no setor infantil da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, em Juiz de Fora (MG).
A obra, escrita pelo sócio e ilustrada por Alberto Pinto e Carolina Magalhães, possui 24 páginas e uma linguagem poética para o público infantil. A sinopse é completada da seguinte maneira: à poesia, porque ela ajuda na transcendência e pode tocar a alma. Às crianças, porque como disse Drumond: “elas são poetas por natureza”. Ao ensino, porque o livro foi concebido na pós graduação do autor em Literatura Infantil e Juvenil. No livro João Cameleão, as cores, as emoções e a poesia se unem numa jornada literária que explora as emoções e sentimentos da natureza humana.
A publicação é da editora PARATEXTO/FUNALFA, com apoio da Lei Municipal Murilo Mendes. O livro é inclusivo e possui na contracapa um QR Code, permitindo que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ouvir a história e a áudio descrição das imagens.
Como adquirir o livro
Os residentes fora da cidade de Juiz de Fora podem solicitar o livro ao autor pelas redes sociais (@jramorim.autor) ou pela internet, através do Mercado Livre, acessando este link. Em breve, o sócio disponibilizará uma cópia para o acervo da biblioteca da Associação em Belo Horizonte.
Sobre o autor
José Renato de Amorim é economiário aposentado e reside em Juiz de Fora (MG). Tem formação em Direito, pós em Gestão de Compliance Bancário e especialização em Literatura Infantil e Juvenil. É escritor membro da Academia Juiz-Forana de Letras – AJL; da Liga de Escritores e Ilustradores e Autores de Juiz de Fora – LEIAJF; da Sociedade Brasileira dos Poeta Aldravianistas – SBPA. Já publicou poesias, contos adultos e infantis. O livro João Camaleão é o seu terceiro livro para o público infantil.
Departamento de Comunicação da APCEF/MG