Semana do Meio Ambiente: Recicle hoje, utilize amanhã

Por Carolina Marçal
Institucional
4 de junho de 2021

A palavra é de origem inglesa (“re” significa repetir e “cycle” corresponde à ciclo) e se caracteriza como um processo de reaproveitamento de resíduos e/ou materiais descartados no lixo

Quando o assunto é meio ambiente, muitas pessoas logo já associam aos 3R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, assunto da nossa terceira matéria em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Quando debatido, o tema apresenta uma série de desafios, incluindo o destino diário do lixo descartado pela sociedade. A ideia de reaproveitar (reciclar) os detritos surgiu após a Segunda Guerra Mundial, na “Era de Ouro do Capitalismo”. Foi nesta época que o consumo em massa aumentou significativamente, e junto com ele cresceu também a quantidade de entulhos sólidos.

A partir disso, especialistas do mundo todo começaram a estudar métodos para que, de alguma forma, a quantidade exagerada de lixo não fosse tão prejudicial ao planeta. Foi a partir de então que surgiu a reciclagem, uma maneira de reaproveitamento das matérias primas que são descartadas. Ou seja, o processo de reciclagem dá uma nova utilidade para o resíduo, após uma mudança em seus estados físico, físico-químico ou biológico, e com isso ajuda a evitar a poluição terrestre, marítima e social.

Ao longo dos anos, diversas medidas incentivando a reciclagem foram criadas, incluindo um padrão de cores que ajuda na separação dos materiais descartados. Este padrão é chamado de Coleta Seletiva, um processo ecologicamente correto de coleta dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.

Reciclagem no Brasil

A Revista Piauí divulgou dados, em fevereiro deste ano, da WWF Brasil (“World Wildlife Fund” o que foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”) evidenciando que apenas 1,3% do lixo plástico do Brasil é reciclado. Ou seja, das 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidos e descartados, só 145 mil passam pelo processo de reciclagem no território nacional. O quadro se torna mais agravante no país por ser o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Índia.

Além disso, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), cerca de 30% de todo o lixo descartado pela população brasileira têm potencial de reciclagem. Porém, apenas 3% desse total é devidamente reaproveitado e transformado novamente em produto.

Vantagens da Reciclagem

  • Diminuição da poluição da água, do solo e do ar;
  • Redução da acumulação progressiva de resíduos;
  • Reaproveitamento dos materiais;
  • Melhoria da qualidade de vida da população;
  • Geração de empregos;
  • Formação e desenvolvimento da consciência ecológica;
  • Valorização da limpeza pública das cidades;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Utilização racional dos recursos naturais;

Curiosidades sobre a Reciclagem

  • Cada 50 kg de papel reciclado evita que uma árvore seja cortada;
  • Para cada tonelada de papel reutilizado cerca de 20 árvores são poupadas;
  • O mesmo papel pode ser reciclado de 7 a 10 vezes;
  • As sacolas de plásticos, fornecidas nos supermercados, demoram 450 anos pra se decomporem no solo;
  • Uma lata de alumínio demora de 80 a 100 anos para se decompor;
  • O vidro pode demorar um milhão de anos para se decompor;

Confira abaixo o vídeo ilustrativo que demonstra como a reciclagem do lixo é importante para a saúde do planeta. Comece hoje mesmo a colocar em prática!

Fontes: Toda Matéria, Ecycle, Recicla Sampa e Revista Piauí

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]