Deputada Federal Duda Salabert (PSOL) apoia movimento dos bancários e pede reavaliação da Caixa

Por Douglas Alexandre
Defesa do Empregado
14 de setembro de 2026

Em ato realizado na última sexta-feira (11/09), em frente à agência Século da Caixa Econômica Federal, no centro de Belo Horizonte, a deputada federal Duda Salabert (PSOL) protocolou um pedido dirigido ao ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), solicitando a atenção do governo para a reavaliação da proposta para o Saúde Caixa.

Na proposição apresentada na Câmara dos Deputados, a parlamentar solicita articulação institucional junto à Presidência da Caixa Econômica Federal para que a proposta seja reavaliada, defendendo a preservação do modelo solidário de custeio do Saúde Caixa e a distribuição equilibrada das responsabilidades entre a empresa patrocinadora e os beneficiários. Veja o documento no site da Câmara.

O documento cita reivindicações como o fim do teto de custeio de 6,5% e o restabelecimento da proporção de 70% das despesas para a patrocinadora e 30% para os beneficiários, assim como a não adoção de cobrança por faixa etária. 

Duda também solicita que o Poder Executivo “contribua para a abertura e a manutenção de uma mesa efetiva de negociação entre a Caixa Econômica Federal e as entidades representativas dos empregados, aposentados e pensionistas”.

O presidente da APCEF/MG, Nery Gomes, também esteve presente no ato e reforçou a necessidade de reabertura do diálogo e de uma postura mais sensível por parte da Caixa, com a apresentação de propostas que garantam o custeio do Saúde Caixa sem repassar os gastos aos usuários, especialmente aos aposentados, que serão fortemente impactados pelo modelo atualmente proposto.

Informações extraídas e adaptadas do site bancariosbh.org.br.

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *