Videoaulas e certificados dos preparatórios para CPA 10, CPA 20, CFP, e tantos outros, estão disponíveis na íntegra para associados de uma das Apcefs brasileiras
Nunca foi tão importante estar preparado para o mercado de trabalho como nos tempos atuais. A concorrência é enorme e o número de vagas parece estar diminuindo. Por isso, além do ensino básico e da graduação, profissionais de todas as áreas buscam especializações e conhecimentos que agregam em seus trabalhos. E para os empregados da Caixa, o cenário não é tão diferente.
Foi pensando nisso que a Fenae, juntamente com as Apcefs, disponibilizam na Rede do Conhecimento cursos preparatórios para importantes certificações bancárias como CPA10, CPA 20, CFP, CEA, FBB 150 e FBB 200, além de outros relacionados. As aulas são disponibilizadas através de vídeos de um pouco mais de 1h e no fim, é fornecido um certificado de conclusão.
Vale lembrar que qualquer empregado Caixa pode acessar a plataforma com login e senha do Mundo Caixa e experimentar um módulo, mas somente associados às Apcefs conseguem concluir os cursos, que chegam a custar até R$ 4 mil reais no mercado, como o CFP.
CPA 10
O exame certifica bancários que atuam na pesquisa e venda de produtos de investimento, trabalhando de forma direta com o público investidor. Inclusive, nos últimos anos, agências bancárias e empresas de previdências têm buscado essa certificação para aperfeiçoar os conhecimentos necessários para atender os clientes quanto a produtos financeiros.
A sigla CPA é traduzida para Certificação Profissional Anbima, que por sua vez é uma associação responsável por definir uma série de boas práticas para as empresas desses setores, além de oferecer certificações para os profissionais da área. De uma forma geral, a certificação CPA 10 atesta que os bancários tenham o conhecimentos necessários para o mercado financeiro.
CPA 20
É uma complementação do CPA 10, que além da pesquisa e venda de produtos de investimento, certifica aqueles que atuam na manutenção de carteira de inversões de clientes atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.
A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com o CPA 20, enfatiza que a certificação é para que os profissionais adquiram os conhecimentos necessários para atender clientes de alta renda e demandas mais sofisticados quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro. Ou seja, se foca nas aplicações para investidores qualificados, que são aqueles que têm mais de R$300 mil aplicados.
CFP (Certified Financial Planner)
Esta certificação é para aqueles que desejam atuar como planejador financeiro pessoal. Apesar de não ser um requisito obrigatório para a área, a certificação do CFP alavanca o currículo do bancário, dando a ele mais oportunidades de atuação por ter o conhecimento amplificado.
Quem obtém o curso, segundo o site Planejar, “pode orientar seus clientes na alocação de recursos por classe de ativos”. O CFP é a certificação global mais aclamada e desejada em escala global, já que ela garante ao profissional certificado o reconhecimento de seus conhecimentos e habilidades de forma destacada e à frente daqueles que ainda não a possuem.
Outras certificações
CA600 – O Programa de Certificação ABECIP Série CA-600 tem como principal objetivo promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis, bem como outros profissionais que buscam qualificação neste segmento. A CA-600 é obrigatória para os profissionais que tenham contato com clientes e atuem exclusivamente na comercialização de produtos de crédito imobiliário, de acordo com o Normativo do Sistema de Autorregulação Bancária da Febraban Nº 009/2013.
CEA – O exame de certificação da Anbima foca na consultoria de investimentos. Trata-se de uma prova em que o dia a dia da agência já não ajuda muito, pois muitos dos produtos financeiros estão fora do dia a dia de uma agência. A prova tem muitos conceitos, mas se você entender alguns deles, já será o suficiente.
Fique ligado!
Foi realizado na última terça, 23 de junho, a uma live da Fenae sobre as novidades que envolvem os cursos preparatório para as certificações CPA 10, CPA 20 e CEA.
O evento on-line foi realizado, às 19h, no canal de YouTube da Federação, com o professor Thiago Malaquias, que coordena as videoaulas na Rede do Conhecimento.
Importância profissional
Fábio José Reis da Cruz tem 58 anos, é empregado Caixa e já realizou os cursos que agregaram significativamente na sua vida profissional. Segundo o mineiro, “quanto mais qualificado o colaborador, maior o seu poder de agregar bons negócios e de forma transparente e ética. Resultado consistente e duradouro. Significa eficiência e eficácia juntos”.
Para Fábio, o maior grau de qualificação reduz a margem de erro pelo conhecimento adquirido. Além disso, com os cursos, a troca de experiência com outros profissionais acaba sendo melhor e agrega ainda mais para ambos. “Sem estar preparado não teria me tornado gerente e me manter por 21 anos nesta função”, ressalta o economiário.
Rede do Conhecimento
É bom lembrar que a Rede do Conhecimento é uma plataforma que disponibiliza conteúdos exclusivos em diferentes áreas para os empregados da Caixa da ativa e aposentados associados, e seus dependentes. Não apenas para a formação profissional, mas também para o desenvolvimento de novos hobbies e gostos pessoais.
Mais de 100 cursos são oferecidos na plataforma. Entre eles, Inglês Básico, CPA 10, CPA 20, Master Mind, Mercado Financeiro para Iniciantes, Cozinha Básica, Planejamento Financeiro Pessoal, Inovação para Todos, Cozinha Avançada, Fotografia, Cozinha Básica, Empreendedorismo Contemporâneo, Caricatura, Jardinagem, Design, Moda, Música e muito mais. Aproveite!