Este ano o evento contou com a modalidade Master, prêmio oferecido para o associado aposentado com maior destaque entre os inscritos.
Aconteceu no último sábado, 16 de outubro, a live que revelou os vencedores na etapa estadual do Talentos Fenae Apcefs 2021, e que devem agora disputar o prêmio de melhores obras na etapa nacional do maior concurso cultural entre bancários do país. No mesmo dia, também conhecemos a grande vencedora na modalidade Master de música, a mineira e associada à APCEF/MG, Virgínia Maria Jorge Barreto Jacobs, interpretando “Uma Tigresa” de Caetano Veloso. Procuramos Virgínia para contar um pouco mais sobre a premiação e sua paixão por música. Confira a entrevista:
Quando você começou a se interessar por música?
V: Eu adoro cantar! Aos quatro anos de idade cantei no coral da Igreja Nossa Senhora do Carmo durante dois anos. Aos 14, comecei a cantar no atual CEFAR (Centro de Formação Artística), que na época se chamava Schola Cantorum e tive aulas de canto lírico, quando deixei a música para fazer faculdade. Anos mais tarde retomei o canto no coral e cantei com grandes maestros, como Carlos Alberto Pinto Fonseca, Lincoln Andrade, Iara Fricke Matte e sempre fui muito apaixonada pela música lírica e também por MPB, que é riquíssima e maravilhosa.
É a primeira vez que você participa do Talentos Fenae/Apcef?
V: Sim, eu não conhecia o evento. Uma colega empregada Caixa da ativa a quem conheci em um projeto de cantoria da AEA (Associação dos Economiários Aposentados) que me deu a dica e me convenceu a participar.
O que achou desse novo formato digital?
V: Foi uma correria porque eu não sabia nada sobre esse formato e em menos de 15 dias eu escolhi e preparei as músicas que apresentei. Recebi como um grande desafio, tendo eu mesma que me filmar e gravar com um celular.
Qual foi a sensação de ganhar o primeiro prêmio de uma nova modalidade na categoria música do concurso?
Estou muito contente com a premiação Master! Fiquei radiante por ser a nossa APCEF/MG a vencedora dessa categoria! Muita gratidão, felicidade e orgulho de poder representar meu estado. Bom demais!
O que você está achou do concurso de um modo geral e já projeta participar novamente em 2022?
V: Acho genial a valorização de tantas categorias no segmento de arte, poesia, fotografia e música. Essa oportunidade foi única e em plena pandemia, ter a oportunidade do evento acontecer é simplesmente maravilhoso. Para os próximos anos eu quero muito participar de outras edições do talentos Fenae Apcefs.
➡️ Assim como a Virgínia, que não conhecia o Talentos Fenae/Apcef, existem muitos outros artistas que precisam ser descobertos nas agências e em casa, no caso dos aposentados. O evento valoriza a cultura e promove a relação entre o pessoal da Caixa do Brasil inteiro. A APCEF/MG aproveita a oportunidade para parabenizar a Virgínia e todos os inscritos mineiros que estão participando da edição 2021 do Talentos.
Votação Nacional
A etapa nacional do Talentos Fenae Apcefs 2021 já começou e você pode votar em sua obra favorita. Lembrando que temos representantes mineiros da APCEF/MG em todas as categorias. Clique aqui e confira os detalhes.
Departamento de Comunicação da APCEF/MG