Fenae realiza nova pesquisa com empregados e aposentados da Caixa

Por Elizeu Junior
Utilidade Pública
30 de novembro de 2022

Objetivo é identificar opiniões sobre as entidades representativas e temas relacionados à sociedade. É importante a participação de todos

Até o início de dezembro, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) conclui a primeira fase de uma pesquisa com empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal, direcionada tanto para associados quanto para não-associados das Apcefs. Tão logo essa fase seja finalizada, haverá na sequência a segunda etapa da consulta, prevista para começar em janeiro de 2023.

O propósito do levantamento é identificar a percepção dos trabalhadores do banco em relação a dois temas: atuação das entidades representativas e questões pertinentes à sociedade. Na primeira etapa, em período de conclusão, os assuntos abordados mensuram o conhecimento sobre a Fenae e as Apcefs. Na etapa seguinte, prioridade será dada para temática de interesse geral e mais abrangente, relacionada à importância do setor público para o Brasil. 

A iniciativa parte da preocupação com a situação do pessoal da Caixa e da carência de diagnósticos a respeito desse público, identificando a realidade da categoria no tocante à situação financeira, qualidade de vida e saúde, entre outros aspectos. Depois de captadas, as informações serão registradas de forma anônima e utilizadas em seguida para traçar ações e proposições voltadas ao bem-estar dos empregados e aposentados da Caixa, missão da Fenae e das Apcefs, articulada com a defesa de uma vida digna para todos os trabalhadores.

O estudo está sendo aplicado pela Oficina de Valor (OFV), uma empresa de inteligência de dados com ampla experiência no mercado. A parceria da OFV com entidades do movimento associativo mira o propósito de democratizar o conhecimento e a prática de inovação na realização de eventos sociais, esportivos e culturais.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a pesquisa pode ser vista como uma iniciativa de reforço à mobilização em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados. Ele opina que a defesa dos empregados e da Caixa, o bem-estar do pessoal do banco, a gestão sustentável do patrimônio e o compromisso com a sociedade conferem peso histórico a um novo ciclo de atuação da Fenae e das Apcefs, que tende a fortalecer-se a partir do próximo ano.

“Precisamos de entidades fortes e de empregados ao lado de seus representantes, para que possamos oferecer benefícios mais amplos e exclusivos a todos os bancários da Caixa, banco que atua como parceiro do Estado na execução de políticas públicas”, acrescenta o presidente da Fenae. Ele diz ser importante a participação de empregados e aposentados, pois o estudo ajuda as entidades representativas a definirem caminhos para a promoção do bem-estar de todos.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]