Atleta da APCEF/MG disputa o mundial de atletismo nos Estados Unidos, que ocorre de 15 a 24 de julho

Por Elizeu Junior
Esporte, Transformando o Futuro
15 de julho de 2022

Atleta compete nas qualificações do arremesso de peso nesta sexta, com transmissão ao vivo pelo SportTV 2 partir de 21h05

A atleta Ana Caroline Miguel da Silva, da nossa equipe de atletismo APCEF/CTE-UFMG, vai representar o Brasil nesta sexta (15), às 21h05 (horário de Brasília), na disputa do Campeonato Mundial de Atletismo. A competição irá reunir entre os dias 15 e 24 de julho os melhores atletas do planeta em Eugene, nos Estados Unidos.

Inicialmente prevista para acontecer em 2021, o campeonato precisou ser adiado por conta da pandemia da Covid-19. Na agenda das principais competições de atletismo, o Mundial, que acontece a cada dois anos, está atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Durante os 10 dias de disputa competirão cerca de 2.000 atletas de 200 países.   

Ana comentou da expectativa de competir entre os melhores atletas do planeta e afirmou se sentir realizada em poder representar algo que vai muito além dela e que também envolve amigos, família e a própria equipe. ” Tudo é um grande todo”, declarou. Mas, a atleta de 23 anos disse que não escondeu a surpresa quando soube da convocação: “Eu fiquei muito surpresa, em um sentido positivo. Pois, vinha treinando para fazer o meu melhor, e que o meu melhor fosse suficiente para realizar todas as minhas metas. Foi um ano excelente, e espero fechar com chave de ouro”, disse.

E não faltou preparação para a atleta. “Eu segui todo o meu cronograma de treino baseado na minha temporada dos Estados Unidos, vim me preparando de uma forma indireta para a competição, pois tinha que viver mais no presente. Para minha meta do mundial se concretizar, eu teria que pensar antes no troféu Brasil, no Nacionais do Estados Unidos, e as outras competições grandes que tive. Eu diria que foi um passo por vez, de vagar, porém direcionado para o caminho certo”, enfatizou a competidora.

Nesta edição a delegação brasileira contará com 58 atletas, dentre eles a atleta do arremesso de peso da APCEF/MG, Ana Caroline, fruto do projeto Transformando o Futuro, uma parceria entre a associação e a UFMG que busca por meio do esporte criar oportunidades e um novo futuro para jovens em vulnerabilidade social. “Eu tive a sorte em começar no lugar certo, a APCEF/MG me proporcionou oportunidades desde quando entrei no atletismo para o que sou hoje. Meu coração será eternamente grato a equipe, e em especial ao Damasceno”, concluiu.

Uma das treinadoras e figura presente em todo o processo de implementação e acompanhamento dos atletas no projeto, a assessora esportiva da APCEF/MG Roberta Braz comentou sobre a importância de uma equipe de suporte aos atletas. “Acredito que nós treinadores somos facilitadores de sonhos e de conquistas desses atletas”, contou. Ela ainda contou com orgulho sobre a evolução da atleta depois do projeto. “Eu observei um desenvolvimento e crescimento da atleta não somente no esporte, mas em toda vida”, finaliza.

Presidente da APCEF/MG e defensor do esporte como agente transformador de vidas, Paulo Roberto Damasceno comentou sobre a conquista da atleta. “É motivo de muita satisfação, chegar ao nível mundial é para poucos”, contou. Ele ainda acrescentou que a história de Ana é referência para outros jovens. “Ela está incentivando milhares de pessoas e mostrando que com dedicação e esforço é possível chegar lá”, finalizou.

Quer acompanhar a disputa e torcer pela nossa atleta? A 18ª edição do Mundial de Atletismo será transmitida para todo o território brasileiro no canal SporTV 2, e nossa atleta na compete na qualificação do arremesso de peso a partir de 21h05.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]