Movimento Solidário faz sucesso nos Jogos dos Aposentados

Por Carolina Marçal
Sociocultural
18 de maio de 2022

Após pausa de dois anos, o Espaço Viva Fenae/Apcef volta ao presencial junto com o Movimento Solidário. Produtos conquistaram os atletas

O Movimento Solidário está de volta nos eventos presenciais. Tradicional no Espaço Viva Fenae/Apcef nos Jogos dos Aposentados, o programa de Responsabilidade Social da Federação levou para o XI Jogos dos Aposentados da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Fenacef), que acontecem em Fortaleza (CE), os produtos das comunidades de Belágua (MA) e mulheres de Brasília (DF) que são beneficiadas. 

Atleta de vôlei, Carmem Batista, do Pará, contou que participa dos jogos desde quando iniciou, em 2009. E de lá pra cá, a coleção de bolsas do Movimento Solidário só cresce. “Ajudo sempre essa ação social da Fenae, acho um projeto incrível. É algo que faz as pessoas beneficiadas se sentirem úteis, produzindo uma bolsa que é tão linda e que ainda gera renda e dignidade para quem produz. Em casa, todo mundo fica me esperando voltar com as bolsas novas que levo para presente.”

O Espaço Viva também tem papel fundamental de difundir o programa Movimento Solidário, explicando para todos que tiveram curiosidade de saber um pouco mais. Ronaldo Lima, de São Paulo, revelou que não conhecia o programa, mas ficou encantado. “Eu não conhecia o Movimento Solidário, estou adorando porque aqui me contaram que é uma forma de apoiar as comunidades que são carentes. Eles ensinam, capacitam e dão a oportunidade de eles produzirem e comercializarem algo com bastante qualidade. Então achei a ideia incrível e vou, com toda certeza, divulgar para os meus colegas.” 

Já em outros casos, tem esposa de atleta que não só conhece como faz coleção dos produtos. É o caso de Thelma Barbalho de Araújo, de Cuiabá (MT), que nessa edição dos Jogos da Fenacef já garantiu uma quantidade considerável de bolsas. “Eu sou de Cuiabá e nunca deixo de visitar o estande da Fenae para comprar as bolsas. Só nesse evento eu já comprei sete, tanto pra mim quanto pra dar de presente pra todo mundo lá em casa. Mas, o maior presente que eu sinto é em poder contribuir com o Movimento Solidário.”

O movimento Solidário

O Movimento Solidário atua em prol da diminuição da desigualdade social e da melhoria da qualidade de vida para as comunidades. Auxilia no cultivo de hortaliças, no criatório de tilápias com o tanque de piscicultura, possibilita galpões de criação de codorna e muitas outras ações. As famílias beneficiadas podem, assim, produzir e cultivar seus próprios alimentos, desenvolvendo comunidade, com criação de emprego e renda e independência das famílias.

As bolsas, tão disputadas durante as vendas, são produzidas por uma ONG de mulheres que sofrem violência doméstica. Elas utilizam as lonas que fazem parte das estruturas dos estandes da Fenae, de diversos eventos, e produzem bolsas, sacolas, mochilas e bolsas térmicas.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]