Jovens empregados da Caixa contam suas experiências no #Prontofalei

Por Carolina Marçal
Sociocultural
21 de janeiro de 2022

Com uma plateia virtual, o bate-papo contou com a participação de Alexandra Gurgel e Felipe Anghinoni

O #ProntoFalei voltou! Com uma conversa sobre vida real e vida digital, o bate-papo reuniu, nesta quarta-feira (19), jovens empregados da Caixa em uma plateia virtual para uma conversa com a jornalista e fundadora do Movimento #CorpoLivre, Alexandra Gurgel e o publicitário e cofundador da escola de metodologias criativas, a Perestroika, Felipe Anghinoni.  

Pela primeira vez mediando o #ProntoFalei, a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, reforçou que a conversa era voltada para o público mais jovem, mas também para todos os empregados. “São mais de 40 mil empregados, que a gente chama de pós 98 na Caixa. A gente quer conversar com a galera mais jovem, mas queremos que esse debate chegue a todas as gerações”, afirmou Rachel. 

A importância do #ProntoFalei para o diálogo entre as gerações também foi destaque na fala do presidente da Fenae, Sergio Takemoto. O dirigente destacou que o evento é a oportunidade dos empregados conhecerem mais sobre a luta dos trabalhadores da Caixa. 

“É um prazer para a Fenae voltar a fazer esse evento do #ProntoFalei. É importante que vocês conheçam a história da Caixa porque já passamos por momento difíceis e sempre lutamos e resistimos. Porque vocês significam a renovação e continuidade da Caixa 100% pública e a continuidade dos nossos direitos”, reforçou.  

Todos os participantes do #ProntoFalei realizaram teste rápido para Covid-19 antes de entrarem no estúdio.

Rachel Weber lembrou ainda a atuação dos empregados da Caixa nesta pandemia. “Essa galera mais jovem foi quem segurou as agências. […] Muito além de oferecer um produto a gente tem que atender à população”, destacou. 

Confira os principais temas do #prontofalei  

Educação  

Felipe Anghinoni destacou que os novos processos de aprendizado estão em levar ao aluno uma educação de forma divertida e criativa. Para ele, o conhecimento está em todos e as tecnologias democratizaram a aprendizagem. “Tem muita gente que tem informação e está disponibilizando isso […] e formando o que eu acho que vai ser a revolução educacional que a gente vai ver ainda”, afirmou Felipe.  

Redes Sociais  

Alexandra Gurgel contou como as redes sociais possibilitaram ampliar o debate sobre assuntos que anteriormente não era pautado pela mídia tradicional. “O Movimento Corpo livre, que é um movimento de aceitação, um movimento para mudar o olhar de beleza, mudar nosso conceito de beleza, ele começou na internet. Se não tivesse a internet, […] se eu não tivesse criado a minha conta e começado a fazer conteúdo ali e mostrado para as pessoas que existem corpos diversos, provavelmente a gente não teria isso em outros lugares. […] Por que a gente estaria falando com quem? Quem daria ouvidos?”, questionou Alexandra. 

Metaverso  

A maior novidade do mundo tecnológico, o Metaverso, também foi tema do #ProntoFalei. Para Felipe, tudo irá mudar com o aumento das experiências imersivas e evolução dos equipamentos, mas destaca que “não é uma coisa rápida de acontecer”. 

Já Alexandra classificou o metaverso como uma faculdade de filosofia e destacou a dificuldade no acesso para que essa tecnologia pudesse alcançar mais pessoas. “Acho que o acesso é o principal [desafio]. Como a gente iria entrar nesse metaverso, temos que ter todo aparato, óculos, computador. Temos que ter tanta coisa. […] Acho que a gente precisa esperar”, avaliou a jornalista. 

Os Influencers  

Ao responder uma pergunta da plateia sobre monetização de conteúdo dos influencers, Alexandra afirmou que a profissão precisa ser legalizada e reforçou a importância do surgimento de sindicatos e federações na luta por direitos. “Realmente a gente não tem um sindicado. Não temos uma galera que luta pela gente. E entender que essa galera existe”, afirmou. 

Tecnologia inclusiva 

Felipe destacou ainda o papel fundamental da tecnologia na aproximação das pessoas, algo que nos tempos analógicos era impossível.

Assista a live completa

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]