Fenae e Apcefs homenageam aposentados da Caixa nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro

Por Douglas Alexandre
Sociocultural
24 de janeiro de 2024

Data celebra o Dia Nacional do Aposentado, que completa 43 anos em 2024. Para comemorar toda a dedicação do segmento, APCEF/MG e outras unidades, organizam atividades Brasil afora

No marco dos 101 anos da Previdência Social do Brasil, cuja base do sistema foi instituída em 24 de janeiro de 1923, a Fenae e as Apcefs prestam uma homenagem aos aposentados da Caixa Econômica Federal de todo o país, reconhecendo a importância que o segmento teve e continua tendo para o fortalecimento e para a defesa do banco público, assim como para a construção de uma sociedade brasileira melhor e mais democrática. Criado em 1981, o Dia Nacional do Aposentado é celebrado nesta quarta-feira (24), completando nesta data 43 anos. 

Para comemorar toda a dedicação dessas aposentadas e desses aposentados da Caixa, as Apcefs contam com o apoio da Fenae para organizar atividades em todo o Brasil. Tudo realizado em um ambiente muito agradável, com programação que promete muita confraternização e diversão, por meio de atos comemorativos destinados, exclusivamente, aos aposentados e pensionistas. 

Comemoração na Sede Social BH

A APCEF/MG em parceria com a AEA-MG (Associação dos Economiários Aposentados de Minas Gerais), promove nesta quarta-feira (24), um almoço para os associados aposentados da Caixa, no salão Diamante da Sede Social BH. Os sócios que estarão presentes, fizeram inscrição antecipadamente no site da AEA e poderão desfrutar de uma animada tarde e rever colegas da ativa.

Atividades em outras Apcefs 

Entre as entidades do movimento associativo, os eventos programados começam pela Apcef/AL, que comemora em 24 de janeiro, às 11h, o Dia do Aposentado. Também no dia 24, das 10h às 16h, a Apcef/BA realiza o Baile dos Aposentados. Três outras associações promovem eventos para celebrar o Dia Nacional do Aposentado, ainda em 24 de janeiro: a Apcef/PB, às 17h, apresenta a Festa dos Aposentados, enquanto a Apcef/RS, às 9h, faz o Encontro do Dia do Aposentado. O da Apcef/SC é chamado de Celebração Dia do Aposentado e acontece às 17h. 

Na Apcef/CE, a atividade está agendada para 27 de janeiro, às 16h, com atração denominada de Pré-Carnaval dos Aposentados. Nesse mesmo dia (27), só que às 20h, a Apcef/GO registra o Disco Music Aposentados Caixa. No dia seguinte, em 28 de janeiro, às 10h, a Festa dos Aposentados da Apcef/PI promete animar os colegas da melhor idade.

Mais atividades previstas são a da Apcef/RJ – o Almoço dos Aposentados, em 31 de janeiro, às 11h30, e o da Apcef/DF, em 2 de fevereiro, às 18h, que consiste em um Dia do Bancário Aposentado Caixa. O evento da Apcef/ES será no dia 3 de fevereiro e foi denominado de Festa dos Aposentados. A data de 3 de fevereiro, às 12h, foi a escolhida pela Apcef/PE para realizar a Prévia Apcefolia em comemoração ao dia do aposentado. 

No último sábado (20), às 19h30, a Apcef/PR promoveu o Jantar Dia do Aposentado. Destaque ainda para a Apcef/SP, que realizou também em 20 de janeiro o Dia do Aposentado nos espaços de lazer (Colônias de Avaré, Campos do Jordão, Suarão, Ubatuba, Subsede Bauru e Clube da capital). Essa comemoração do Dia do Aposentado também está programada, no âmbito da associação paulista, para 31 de janeiro. Nas Colônias paulistas, haverá ainda ações do mês do aposentado, a exemplo do concurso Miss e Mister da Maturidade

Para homenagear os aposentados, a Apcef/RN prepara a tradicional feijoada com música ao vivo. O encontro será na sede Campestre em Pium, bairro litorâneo do município de Parnamirim (RN), situado a 9 Km da praia de Ponta Negra, em Natal. 

Confira o calendário de comemorações especiais das Apcefs pelo link: 
https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/apcefs-preparam-comemoracoes-especiais-no-dia-do-aposentado.htm


Carta da Fenae aos aposentados

Outra espinha dorsal das comemorações do Dia Nacional do Aposentado é a carta que o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, disponibilizou no site www.fenae.org.br aos aposentados e pensionistas da Caixa. Para acessar a íntegra do texto, clique no link:
https://www.fenae.org.br/portal/data/files/AC/F4/81/7B/1673D81020C812D8403A91A8/Carta%20-%20Dia%20do%20Aposentado%202024.pdf

Dia Nacional do Aposentado

A lei que criou o Dia Nacional do Aposentado é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Essa data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). 

Agora, a Previdência Social continua na busca do aprimoramento para trazer mais agilidade e facilidade para a sociedade, com o desenvolvimento de projetos como a prova de vida por meio do cruzamento de dados e a análise automática de direitos, contribuindo ainda para dinamizar a economia dos municípios brasileiros, através do pagamento de benefícios.

Conceitualmente, a Previdência é uma ferramenta de proteção da cidadania e garantidora da renda para mais de 37 milhões de brasileiros atualmente, afastados do trabalho. Está no tripé da Seguridade Social, instituído na Constituição de 1988, que também abarca os direitos à saúde e à assistência social. Isso, aliás, representou um avanço em bem-estar social no país. Não só a aposentadoria, mas ainda o direito de licença por motivos de saúde e até o auxílio emergencial existem graças ao sistema brasileiro de seguridade social. 

APCEF/MG com informações do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]