Na segunda e terça desta semana (26 e 27 de agosto), foi dada a largada para início das ações da campanha Eu Faço Cultura em Minas Gerais, iniciativa da Fenae e Apcefs que busca a democratização do acesso à cultura em todo o país.
Estiveram presentes na Sede Social BH a equipe da Fenae, liderada pela atriz Ana Paula Grande, e atores e produtores culturais de Belo Horizonte (Aloísio Pires, Marisa do Prado, Ana Clara Campos Freitas, Marília Helena Silva e Carla Cristina Pimenta de Azevedo), além de funcionários e diretores da APCEF/MG (Paulo Roberto Damasceno – presidente e Neryval Faustino Gomes – diretor sociocultural).
Nos dois dias de reunião, foi discutido sobre o projeto e o planejamento para início das visitas às agências da Caixa em Belo Horizonte.
Os empregados Caixa podem destinar até 6% do seu imposto, e com o valor arrecadado na campanha de captação, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a plataforma compra ingressos e produtos culturais de produtores do mercado e distribui gratuitamente para pessoas de baixa renda que estão à margem do acesso à cultura e a arte.
Como faço para participar?
As adesões são feitas pelo próprio site do Eu Faço Cultura eufacocultura.com.br/captacao. Os empregados que quiserem destinar parte do imposto de renda ao Programa precisam fazer a declaração no modelo completo e ter em mãos o valor do imposto devido do último ano. A fase de corpo a corpo começa agora, mas já há cerca de 100 empregados participantes, totalizando uma média de R$ 77 mil em adesões.
Desde 2016, com a chegada da plataforma digital, já foram distribuídos mais de 265 mil ingressos e livros para aproximadamente 800 ONGs e escolas públicas. Só no último ciclo, entre setembro de 2018 e maio de 2019, foram mais de 47 mil livros e ingressos para beneficiários de todo o Brasil. E a ideia do Programa é crescer ainda mais, alcançando novas cidades e novos públicos.
Todas as informações estão disponíveis no site do Eu Faço Cultura, mas se ainda houver alguma dúvida, você, empregado Caixa, pode solicitar que a equipe do Programa visite a sua lotação de trabalho. Basta entrar em contato com a Fenae ou Apcef pelo e-mail sociocultural@fenae.com.br para marcar a visita!