Arraiá 2022: a sofrência de Yasmin Santos do interior de São Paulo para o Brasil

Por Carolina Marçal
Sociocultural
22 de junho de 2022

O Arraiá 2022 está cada vez mais próximo! E com ele, também estão chegando ao solo mineiro os cantores Bruno&Marrone e Yasmin Santos, um dos mais novos fenômenos da voz feminina no estilo sertanejo. Conhecida como a voz gêmea de Marília Mendonça, Yasmin tem conquistado cada vez mais fãs pelo Brasil inteiro.

E é claro que nós, mineiros, também adoramos as sofrências cantadas por Yasmin. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a história a carreira da cantora.

VIDA E CARREIRA

Yasmin dos Santos de Jesus nasceu na cidade de Guarujá, em São Paulo, no dia 10 de janeiros de 1998. Logo aos 7 anos, ganhou seu primeiro violão de presente da sua avó. Além desse instrumento, Yasmin foi aprendendo bateria, guitarra e baixo ao longo dos anos. Hoje cantora e compositora, a paulista, no início, cantava e tocava sucessos da MPB (Música Popular Brasileira) e do rock nacional. Mas, aos 12 anos resolveu mudar o estilo musical e passou a se afeiçoar mais pelo sertanejo.

Foto: Divulgação/Instagram

Aos 17 anos, Yasmin começou a tocar em barzinhos da região em que morava. Aos poucos, passou a abrir shows de grandes cantores, como Henrique e Juliano, Simone e Simaria e Raça Negra. O sucesso veio depois que a compositora gravou e publicou um vídeo no Youtube de um cover que fez da música ‘Amante não tem lar’, de Marília Mendonça. A postagem atingiu cerca de 2 milhões de visualizações em pouco tempo, agradando o público sertanejo, empresários e gravadoras.

Em 2018, Yasmin Santos gravou dois grandes sucessos: em janeiro, ‘Saudade Nível Hard’, seu primeio hit, esteve entre as 10 mais tocadas das rádios e streamings musicais e com ela, ganhou uma placa de platina dupla. E em outubro, ‘Pronta para trair’, foi Top 5 no ranking das músicas mais executadas das rádios e streamings de música do país. Com isso, Yasmin ganhou mais uma placa, porém, dessa vez, de ouro.

“As letras falam do que as pessoas passam hoje. Então, elas se identificam. Mas também acontece de a pessoa nem estar sofrendo e passar a sofrer só para curtir a música”, brincou a artista em uma entrevista dada ao G1, em 2018.

Com a carreira em ascensão, em 2019, a cantora paulista teve a oportunidade de gravar o seu 1° DVD, em São Paulo. O show contou com a participação de Wesley Safadão, Maiara e Maraisa, Gustavo Mioto e, é claro, de Marília Mendonça.

“Para uma artista que está começando, foi algo sem explicação. Aos 21 anos, com dois de carreira, e já gravar com Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Wesley Safadão e Gustavo Mioto… zerei a vida. Amo todos, a participação deles foi incrível, mas a mais especial foi a da Marília, e não só por ser muito fã dela, mas porque escrevi a música para aquele momento, pensando na participação dela no DVD”, enfatizou Yasmin.

Yasmin Santos é muito apegada à família, especialmente à sua mãe e a seus dois irmãos. Quando a pandemia do coronavírus surgiu, a artista produziu algumas lives para seus fãs e lançou mais duas músicas durante o período de isolamento: ‘Abstinência’ e ‘Dois Conhecidos’.

Agora, a cantora e compositora tem sua nova música ‘Ciclo Vicioso’ fazendo parte da trilha sonora do remake de Pantanal, novela das nove da Rede Globo.

SEMELHANÇA VOCAL COM MARÍLIA MENDONÇA

A confusão constante entre as vozes de Yasmin Santos e Marília Mendonça não incomoda a cantora paulista. “Para mim, é uma honra ser comparada a ela. A própria [Marília] disse que nós somos gêmeas de voz… imagina isso, que privilégio ouvir isso dela. Sempre foi tudo natural, nunca forcei”, declarou Yasmin, após ser questionada se estaria provocando essa comparação.

Um dos motivos por essa comparação não incomodar é que Marília é uma inspiração para a cantora paulista. “São vários os artistas que me inspiram e que hoje, graças a Deus, eu tenho a oportunidade de encontrar às vezes, conversar, mas todo mundo sabe do carinho e da admiração que eu tenho pela Marília Mendonça. Sem dúvidas, ela é a minha grande inspiração”, alegou a compositora.

Por essas e outras, a morte prematura de Marília Mendonça, em dezembro de 2021, foi muito sentida por Yasmin.

RELAÇÃO COM OS FÃS E CARREIRA INTERNACIONAL

Atualmente, Yasmin tem cerca de 1,3 milhão de seguidores no Instagram e ela conta como encara críticas na web. “Eu tenho uma relação muito boa com os meus fãs, é uma galera que eu amo mesmo e estamos sempre conversando pelas redes sociais. As críticas sempre vão existir, tanto as construtivas quanto as que fazem só para chatear a gente. Com o tempo eu fui aprendendo a lidar com isso”, afirma.

Quando o assunto é carreira fora do Brasil, Yasmin não hesita: “Eu sei que tem muita gente lá fora que gosta de sertanejo e até recebo algumas mensagens de gente que me ouve. Hoje em dia essa troca ficou muito mais fácil, mas tudo tem o seu tempo”, concluiu a cantora.

Foto: Divulgação/Instagram

ARRAIÁ 2022 NA APCEF/MG

O Arraiá 2022 acontece no próximo dia 02 de julho, a partir das 18h, na Sede Social de Belo Horizonte, na APCEF/MG. O evento tradicional e completo celebra essa época do ano, de São João, com muita música, comidas e bebidas típicas, além de muita quadrilha.

Esse ano, Bruno&Marrone e Yasmin Santos sobem ao palco para levar o melhor do sertanejo para o público.

Garanta já o seu ingresso nos setores Premium e Lounge através da nossa Área do Usuário. Não fique de fora desse evento!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]