Cada km importa: conheça a história do casal de sócios aposentados da APCEF/RS que roda o Brasil em seu motorhome

Por Douglas Alexandre
Qualidade de Vida
24 de fevereiro de 2023

Juarez Machado de Oliveira (61) e Lourdes Klauck (65), estiveram na Sede Social BH e na Regional Poços de Caldas da APCEF/MG

Quem passou pela Sede Social BH ao lado desse simpático casal de associados da APCEF/RS na última semana, não imagina as aventuras que os dois estão vivendo pelo Brasil a bordo de um motorhome. O que fazer depois de se aposentar é o que muitas pessoas se perguntam, mas Juarez e Lourdes já sabiam muito bem quais seriam seus próximos passos e um sonho foi colocado em prática: atravessar o país com o veículo e aproveitar as viagens para conhecer as Apcefs.

Empregado Caixa por 28 anos, Juarez começou a planejar seu futuro ainda trabalhando no banco público. E foi num curso ofertado pela Caixa como forma de se preparar para sua aposentadoria, que Juarez expôs a sua vontade de viajar por vários lugares com sua esposa, porém, de maneira autônoma. Assim ele começou a pensar em algumas possibilidades, até chegar no motorhome.

Motorhome é uma palavra em inglês e quer dizer “autocaravana” ou “casa de motor”. Inventado nos Estados Unidos na década de 70, foi uma febre e conquistou amantes pelo mundo inteiro com veículos cada vez mais completos e confortáveis. Juarez passou a frequentar lugares onde haviam encontros de viajantes, chamados de “caravanismo”. Em 2016 compareceu à 1ª Expo Motor Home no Brasil em Novo Hamburgo (RS), onde ficou fascinado, e de lá pra cá esteve em todas as edições, pretendendo ir também na sétima edição em Pinhais (PR) em 2023.

Com mais entendimento sobre o assunto e um planejamento em mãos, Juarez e Lourdes decidiram poupar dinheiro nos últimos anos de trabalho ativo e investir na compra de um Furgão. Em 2018 ele se aposentou, e algum tempo depois, Lourdes largara as funções na empresa que trabalhava para se dedicarem ao projeto.

Em meados de 2020, enfim, o sonho começou a se materializar quando compraram o furgão. O projeto ousado e personalizado de construção da “casa móvel” fugia um pouco da regra padrão para esses veículos e não foi aceito no primeiro local especializado que procuraram, mas outra empresa aceitou o desafio e trabalhou durante um ano na adaptação do carro, entre junho de 2021 a junho de 2022.

Com tudo pronto, uma missão tomou conta dos pensamentos de Juarez e Lourdes: também conhecer todas as Apcefs do Brasil por terra. Primeiro eles fizeram viagens curtas com períodos no máximo de duas semanas longe de casa, e agora subiram o mapa do país desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais. Esse trajeto foi bem planejado e ao longo do caminho foram parando em várias cidades e registrando tudo que viam pela frente. Conheceram museus, igrejas, estações, plantação de flores, animais e incontáveis experiências diante da natureza.

Confira as cidades que os associados da APCEF/RS percorreram até chegar à capital do mineiros: Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Curitiba (PR), Aparecida (SP), Holambra (SP) e as cidades mineiras de São João Nepomuceno, Tiradentes, São João Del Rei, Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte. Foram mais de 1.700 km de estrada e muitas histórias.

Em Belo Horizonte eles visitaram a Igreja São Francisco de Assis, Mercado Central e o Museu do CCBB, que fica no complexo arquitetônico da Praça da Liberdade. Como a família ainda está se acostumando com os patriarcas viajando por períodos mais longevos, eles pararam por aqui e neste momento estão regressando à Porto Alegre, tendo passado o período de carnaval na regional Poços de Caldas da APCEF/MG.

Cada km importa

Esse é o lema! Durante a entrevista, que aconteceu na Sede Social BH, ficamos curiosos com o nome escolhido pelo casal e para eles a aposentadoria faz parte de um grande processo. “Toda a vida de uma pessoa é como vários quilômetros percorridos que levam ao resultado de um grande objetivo”, enfatizou Lourdes.

Questionado sobre o que diria aos novos aposentados da Caixa que ainda não sabem o que fazer, Juarez tem uma dica que ouviu a muito tempo atrás:

“O passado não conseguimos modificar
O futuro é uma incerteza
O presente a própria palavra diz: presente!
Então viva o hoje!”

Confira na galeria abaixo algumas imagens registradas por Juarez e Lourdes nas cidades por onde passaram:

➡️ Quer saber mais sobre o mundo do motorhome? Envie perguntas e siga a página “Cada km importa” no instagram.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]