Vitória da resistência: Rita Serrano é reeleita ao CA da Caixa com 90,78% dos votos

Por Douglas Alexandre
Institucional
18 de fevereiro de 2022

Conselheira recebeu apoio da categoria, da Fenae e outras entidades representativas dos trabalhadores do banco

Com 90.78% dos votos, Rita Serrano venceu a eleição para o Conselho de Administração da Caixa. Rita recebeu 19.901 dos 21.923 votos totais. O pleito ocorreu entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

“​Agradeço a todas e todos que confiaram em mim. Essa votação expressiva me mostra que estamos no caminho certo. Além disso, renova a minha convicção de que lutar pela Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados é a certeza de um trabalho bem feito e de dias melhores”, comemorou. “Essa vitória não é só minha. É das entidades, associações, confederações, sindicatos e, principalmente, dos trabalhadores e trabalhadoras que acreditam que teremos dias melhores”, agradeceu a conselheira reeleita.

Na opinião da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a reeleição da conselheira, no primeiro turno e com ampla maioria dos votos, representa a força dos empregados e das entidades sindicais e associativas em defesa da democracia, da Caixa 100% pública e da busca por avanço nos direitos dos trabalhadores.

“A vitória de Rita Serrano é uma resposta dos empregados ao Governo e à direção do banco contra a privatização da Caixa e a redução de direitos dos trabalhadores. Foi uma grande vitória da democracia e da resistência. Continuaremos muito bem representados no Conselho de Administração”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Rita Serrano recebeu apoio da Fenae e de outras entidades representativas dos trabalhadores. Entre suas propostas estão a luta pela manutenção da Caixa pública, respeito aos direitos dos empregados, condições de trabalho dignas, garantia do Saúde Caixa e Funcef. Rita também defende um modelo de governança que democratize a gestão, com mais conselheiros eleitos e respeito à diversidade, além de atuar em sinergia com as entidades de representação dos trabalhadores.

Com 32 anos de trabalho na Caixa, Rita Serrano atuou em defesa do banco 100% público e dos direitos dos empregados. Sua trajetória e atuação no movimento sindical, fizeram Rita ser eleita ao Conselho de Administração em 2017 e reeleita em 2019, com 82% dos votos válidos, em uma disputa com mais de 200 candidatos. Seu mandato foi avaliado positivamente por 94% dos trabalhadores do banco.

Conselho de Administração – o órgão é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. A participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das estatais é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.

Na Caixa, o CA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Também deve estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e decidir sobre questões estratégicas.

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]