Em parceria com Universidades, Sindicato dos Bancários promove projeto em alicerce à violência contra a mulher

Por Carolina Marçal
Institucional
15 de agosto de 2022

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região promove o projeto “Basta! Não iremos nos calar” como suporte às mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+ que sofrem algum tipo de violência doméstica ou familiar. A ação da capital mineira acontece em parceria com as faculdades Promove, Kennedy e Nova, e conta com o apoio da diretoria da APCEF/MG.

Nos últimos tempos, o número de casos de violência contra mulher tem aumento cada vez mais. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, o 190 chegou a receber cerca de 619 mil ligação referentes a violência doméstica. O Instituto Patrícia Galvão apresenta os seguintes dados:

‼️ um estupro é registrado no Brasil a cada 8 minutos;
‼️ a cada hora, 30 mulheres sofrem agressões físicas;
‼️ três mulheres são vítimas do feminicídio a cada um dia no país.

“Basta!” nasceu do Sindicato de São Paulo, em 2019, e foi expandido para os demais em todo o Brasil através da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT), que possui um corpo de advogados orientando os sindicato do país a implementar esse projeto. Este consiste em promover assessoria jurídica à mulheres e qualquer pessoa que se identifique dentro da comunidade LGBTQIA+ vítimas de violência doméstica.

A assessoria abrange desde apenas uma orientação profissional/pessoal até processos mais complexos, porém necessários. Os advogados fazem uma análise de cada caso e encaminham o processo para algum órgão público ou alguma casa de abrigo, dependendo da seriedade.

“Esse tema foi incluído na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) de 2019, onde os bancos se comprometem a trazer medidas de apoio às mulheres vítimas de violência, seja transferência de agência, seja uma linha de crédito mais acessível a essas mulheres ou horário flexível para que ela entre e saia do trabalho em horários diferenciados. Enfim, são medidas que visam minimizar a exposição dessas mulheres à violência”, afirmou Paula Viana, diretora regional do Sindicato de Belo Horizonte.

Paula também enfatizou que, mesmo não sendo papel do Sindicato promover essas ações, eles não podem se esquecer do papel social. Aliás, ela acredita que toda empresa deveria ter uma importância voltada para questões sociais, independentemente da área de atuação, sendo desde a ecológica até trabalhos em comunidades. Esse projeto do Sindicato é o apoio da instituição não só às bancárias, mas a todas as mulheres, para além dos bancos. “Não é só reivindicar melhores condições de trabalho, não é reivindicar salário, benefícios, mas apoiar também em um momento tão difícil”, completou a diretora.

Para as bancárias de Minas Gerais, a denúncia ao Sindicato pode ser feita através do telefone (31) 3273-7800 ou pelo e-mail fale_conosco@bancariosbh.org.br.

Denuncie! Você não está sozinha!!

Baixe aqui a cartilha do projeto do Sindicato. E aqui a cartilha da Contraf-CUT.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]