Programa Movimento Solidário lança a marca Flor Mirim e valoriza o mel de Belágua (MA)

Por Carolina Marçal
Institucional
27 de maio de 2021

O mel é resultado de projetos que contribuem para conservação de espécies nativas e em breve chega às Apcefs que serão parceiras na venda do produto

O Movimento Solidário, programa de desenvolvimento sustentável executado pelo Instituto Fenae Transforma, está nos últimos preparativos para o lançamento do primeiro produto da marca Flor Mirim: o mel produzido em Belágua, Maranhão. A produção está em processo de envase e em breve seguirá para três Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) que serão parceiras na venda do produto. 

A marca recebe esse nome em homenagem à florada da árvore Mirim (Humiria balsamífera), que acontece uma única vez ao ano. Endêmica na região, ela confere ao mel propriedades exclusivas. É nesse ambiente diferenciado que as pequenas operárias trabalham a todo vapor na produção de um mel de altíssima qualidade.

Resultado de um projeto protagonizado por mulheres da comunidade de Preazinho, o mel faz parte da estratégia da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Apcefs para promoção da inclusão produtiva das comunidades aliada à conservação das espécies de abelhas nativas sem ferrão, Tiúba e Uruçu. 

“A criação da marca é uma forma do Programa Movimento Solitário garantir a sustentação dos projetos por meio de uma estratégia de agregação de valor. Para nós, estimular pessoas e organizações a buscarem constituir fontes de renda passa pela ampliação da capacidade de comunicar o valor das ações que irão aumentar as receitas de famílias, comunidades, municípios. No caso de Belágua, identificamos que isso era possível aproveitando o potencial da região para produção de um alimento altamente valioso, com propriedades inclusive medicinais, como é o caso do mel. O processo que iniciamos de estudo e capacitação da comunidade para manejo das abelhas em 2018 agora atinge um de seus ápices com a criação de uma marca que irá garantir a visibilidade que um projeto tão completo como esse merece”, comenta Jair Pedro Ferreira, presidente do Instituto Fenae Transforma.     

A coordenadora do Movimento Solidário, Denise Alencar, lembra que a venda do mel era feita durante os eventos da Fenae. “Antes da pandemia, durante os eventos da Fenae e das Apcefs, o stand de vendas estava sempre presente e ali comercializávamos os produtos do Movimento Solidário. Agora, mais do que nunca, precisamos contar com a parceria das Apcefs para fazer com que nossos produtos cheguem a quem reconhece a importância das ações do Programa”, comenta Denise. 

Para saber mais sobre o Flor Mirim, acesse o site. Não deixe de realizar sua doação por meio do site do Movimento Solidário e seguir as redes sociais do programa que é o jeito Fenae de transformar o mundo! 

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]