Parceria entre Instituto Fenae Transforma e Estante Mágica articula escolas e fortalece o incentivo à leitura em Caraúbas (PI) e Belágua (MA)

Por Carolina Marçal
Institucional
25 de maio de 2021

Trabalho articulado do Instituto Fenae Transforma e da Estante Mágica mobiliza secretarias de educação dos dois municípios para ampliar o acesso de estudantes de escola pública ao universo literário

Parceria da Instituto Fenae Transforma com a Estante Mágica irá beneficiar mais estudantes de escolas do Brasil, dessa vez em dois municípios que há anos recebem ampla atenção da Federação: os municípios de Caraúbas, no Piauí, e o município maranhense de Belágua.  

A metodologia da Estante Mágica valoriza o protagonismo dos estudantes e estimula o hábito da escrita e a da leitura, conforme explica Pedro Riker de Souza Mello, Analista de Relacionamento da Estante Mágica. “Estante Mágica é um negócio social que acredita na educação para transformar o mundo. Já ajudamos mais de 800 mil alunos a escreverem seu próprio livro e a se tornarem protagonistas da própria história! Com mais de 1,2 milhão de livros criados em escolas públicas e privadas, o Projeto da Estante Mágica é o maior projeto de incentivo à leitura e escrita do Brasil, presente também em mais 5 países”, finaliza o analista.  

Desenvolvido por educadores e para educadores a Estante Mágica é uma ferramenta digital criada para enriquecer o processo de aprendizagem que já acontece em sala de aula. “E sim, nosso projeto é totalmente gratuito. Qualquer custo é opcional para as famílias. Ao final do projeto, as famílias podem comprar os livros impressos. Todo o valor da compra dos livros é revertido para que a nossa plataforma continue impactando crianças ao redor do mundo. Porque toda criança tem uma história para contar e nós acreditamos que cada história conta: seja numa escola pública rural do norte do nosso país ou em uma escola comunitária do sul”, explicou Mello. 

Por meio de seu programa de desenvolvimento sustentável, Movimento Solidário, o Instituto Fenae Transforma vem realizando as mediações necessárias para implementar o projeto Estante Mágica nos dois municípios com os quais a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) estreitou relações nos últimos anos em prol da transformação da social.  

A coordenadora do projeto em Belágua (MA), Adagones Ferreira, destaca a gratidão dos gestores municipais. Fomos contemplados com o objetivo de oferecer oportunidades para a os alunos da rede municipal do nosso município. Queremos aqui destacar o compromisso com a educação do município de Belágua na pessoa do gestor municipal de Herlon Costa, e da secretária de educação, Vilma Gomes, que com muita gratidão receberam e aderiram esse projeto de braços abertos e que vem para contribuir com a educação no nosso município”, disse Adagones, que também é coordenadora da secretaria de educação do município.  

“A Estante Mágica é um projeto que eu admiro bastante, que realiza sonhos, como o sonho comum na infância de lançar um livro! É um projeto didático, na escola, e os professores podem participar da realização desse sonho. Enquanto elas realizam um sonho, os professores aproveitam a ocasião para ensinar os conteúdos programáticos de forma que facilita o aprendizado”, afirma Darkson Machado, responsável pela facilitação do processo em Caraúbas, no Piauí. 

A diretora de Impacto Social da Fenae, Francisca de Assis, comenta sobre o compromisso que a instituição possui com as localidades por onde passa. ” Colocar esse projeto em duas cidades que a Fenae, com o Movimento Solidário, se instalou com a possibilidade de oferecer oportunidades, é algo que a gente precisa valorizar, acompanhar, precisa intensificar e dizer que estamos juntos para fazer as pessoas dessas duas cidades compreenderem a importância de suas crianças sonharem com um futuro bom”. 

O projeto de incentivo à pretende beneficiar 60 alunos de escolas públicas em Caraúbas (PI) e outros 100 em Belágua (MA). Para conhecer mais sobre a inciativa, acesse estantemagica.com.br.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]