Outubro Rosa e os cuidados com a saúde feminina

Por Carolina Marçal
Institucional
4 de outubro de 2021

Conheça a importância da campanha, sobre o câncer de mama, como prevenir e seus tratamentos

Uma simples corrida mudou para sempre a história da luta contra o câncer de mama. Na década de 90, em Nova York, a primeira Corrida pela Cura estava sendo realizada com o intuito de arrecadar fundos para pesquisas realizadas pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Esta é, atualmente, a maior e mais bem financiada organização de câncer de mama dos Estados Unidos.

A fitinha cor-de-rosa, que é o símbolo da campanha até hoje, foi distribuída durante a corrida. O Outubro Rosa, nome que remete ao laço, desde então, tem o objetivo de conscientizar a sociedade em relação à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, o mês também alveja a disseminação de dados preventivos, na importância de olhar com atenção para a saúde e na luta por direitos como atendimento médico e suporte emocional.

O câncer de mama

É o tipo de Câncer que mais afligem mulheres no mundo inteiro e é a principal causa de mortes da doença no gênero feminino no Brasil.

O que causa o câncer de mama é a multiplicação desordenada de células anormais de tecido mamário, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A definição vem do Inca (Instituto Nacional de Câncer). E, apesar de ser raro, o câncer de mama também pode desenvolver em homens, como por exemplo, o pai da cantora Beyoncé. Mathew Knowles foi diagnosticado com a doença em 2019 e se encaixa no 1% dos homens que desenvolvem a doença.

Foto: site Essence
Prevenção e dianóstico

Ainda de acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com algumas mudanças de comportamento no cotidiano:

  • praticar atividade física;
  • manter peso corporal adequado;
  • evitar consumo de bebidas alcoólicas;
  • em casos de grávidas, amamentar seu bebê;
  • evitar o cigarro e o tabagismo passivo.

Todos sabem que o câncer, de uma forma geral, é uma doença imprevisível e muito complexa. Porém, o corpo humano sabe e identifica quando há algo anormal. E com o câncer de mama não é diferente.

Mesmo nas fases iniciais, a doença pode ser detectada através dos seguintes sintomas e sinais:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Importância da mamografia e do exame de toque

A mamografia é feita através de um raio X da mama que permite descobrir o câncer e sua gravidade, dependendo do tamanho. O exame é capaz de identificar a doença precocemente e ele pode ser realizado em pacientes que ainda não apresentam os sintomas, mas se encaixam em uma determinada faixa etária de risco e tenham propensão à doença.

De acordo com o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer de mama de forma antecipada aumenta as chances de cura em 95%. Além disso, segundo estudos publicados no periódico Radiology, mulheres acima de 40 anos que realizam a mamografia reduzem em 30% o número de mortes provocadas pela doença.

Outra análise importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama é o Exame de Toque ou autoexame de mama. Este é realizado pela própria mulher ao apalpar os seios e, com a ajuda do auto conhecimento corporal, consegue identificar algo diferente. O método é indicado para mulheres a partir dos 20 anos.

Vale lembrar que o autoexame não substitui a mamografia e, caso a paciente tenha percebido alguma alteração, deve procurar imediatamente um médico e realizar os procedimentos necessários.

“Outubro Rosa: a gente precisa tocar nesse assunto!”

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]