Nota de repúdio: denúncias de assédio moral e sexual na Caixa

Por APCEF/MG
5 de julho de 2022

A Diretoria Executiva da APCEF/MG manifesta o seu total repúdio em relação às denúncias de assédio sexual e moral contra empregadas da Caixa Econômica Federal envolvendo o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, cuja demissão foi indispensável diante da gravidade dos fatos.

É inadmissível que ações deste tipo aconteçam em um ambiente de trabalho onde o respeito mútuo entre empregados e gestores deve sempre prevalecer, independente dos cargos ocupados.

A efetiva apuração destas denúncias deve ser realizada com agilidade pelos órgãos competentes, sendo de suma importância que todos estes fatos venham à tona e sejam devidamente esclarecidos, de modo a garantir segurança para que outras vítimas deste tipo de agressão denunciem práticas abusivas que podem ocorrer em outras esferas não só da Caixa, mas em qualquer empresa.

Acima de tudo, todos os profissionais são seres humanos, que merecem ser tratados como tal para que desempenhem suas atividades do dia a dia com dignidade.

Manifestamos a nossa solidariedade com as vítimas que realizaram as denúncias, e reforçamos o compromisso da Associação na defesa do bem-estar das empregadas e empregados da Caixa de Minas Gerais, nos colocando à disposição dos mesmos em relação a quaisquer práticas abusivas que venham a ser realizadas dentro de alguma unidade.