O calendário do mês de fevereiro do tira-dúvidas sobre conteúdos de certificações bancárias já está definido. O primeiro será realizado dia 7 de fevereiro, sobre a CPA-20. Os encontros serão realizados pelo site www.fenae.org.br/tiraduvidas, das 19h30 às 21h30.
Os tira-dúvidas estão organizados por temas, para que todos tenham uma melhor compreensão do conteúdo. As próximas etapas serão dia 21/02 sobre CEA e no dia 28/02 será a vez do Aulão. O serviço, oferecido pela Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), é exclusivo para os empregados da Caixa associados e seus dependentes.
O objetivo da Fenae e das Apcefs é garantir a qualificação dos empregados do banco público em relação ao atendimento à população. As provas de certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) foram criadas para atestar o conhecimento dos bancários sobre as regras e a legislação dos investimentos, representando ainda uma exigência do Banco Central para os profissionais que operam no sistema financeiro.
A CPA-20 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimentos ou na manutenção de carteira de investimentos de clientes atendidos nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.
No caso da CEA, outro exame de certificação da Anbima, o foco é na consultoria de investimentos. Trata-se de uma prova em que o dia a dia da agência bancária já não ajuda muito, pois muitos dos produtos financeiros estão fora do cotidiano de uma unidade de banco. Um profissional certificado terá os conhecimentos necessários para atender os clientes quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro.
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae